No sentido de qualificar a Assistência Farmacêutica Municipal e facilitar o acesso da população aos medicamentos, desde o último dia 4 de setembro Alegrete conta com os serviços de uma Farmácia Móvel. Um micro-ônibus adaptado, com todos os medicamentos pertencentes a Relação Municipal de Medicamentos, duas vezes por semana (conforme cronograma abaixo), estaciona em um determinado bairro da cidade e realiza a dispensação de medicamentos.

A dispensação é realizada exclusivamente pela farmacêutica, possibilitando melhor orientação a população. Para retirar medicamentos no micro, o usuário deverá apresentar receita médica do SUS atualizada, cartão SUS e documento de identificação.

A farmácia móvel faz parte do projeto “Saúde na Comunidade”, que tem percorrido os bairros da cidade prestando atendimento. No mesmo micro-ônibus, em uma parte separada da farmácia, são realizadas consultas médicas, em que qualquer pessoa tem direito a consultas, basta passar por uma triagem. Após a consulta, se for prescrita alguma medicação, o paciente pode se dirigir a farmácia e verificar a disponibilidade da mesma.

Roteiro Para o Mês de Outubro

2/10 –  Medianeira – Rua Major João Cezimbra Jaques, 865
4/10 – Airton Senna – Rua Eulália Gamino Grisoste, 126
9/10 – Vila Nova – EMEI Ibirapuitã, antigo IRMA
11/10 – Renascer – Rua Paulo Freire, Igreja Assembleia de Deus
16/10 – Sepé Tiarajú – Igreja Assembleia de Deus
18/10 – Macedo – Rua Vasco Alves, antigo Posto de Saúde
23/10 – Olhos d’agua – Madeireira Linden
25/10 – Nilo Gonçalves – Centro comunitário
30/10 – Vila Nova – Igreja Quadrangular

Texto: Gaya Mengue Freitas – Farmacêutica PMA

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.