A Secretaria de Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, informa que a vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde que possuem sala de vacina e também na ESF Itinerante, que atende no interior do município.

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário básico de vacinação. As crianças recebem a dose da vacina que confere imunidade permanente aos 09 meses de idade. Para os adultos que ainda não fizeram a vacina, poderão fazer aqueles que ainda não completaram 60 anos de idade.

A vacina tem algumas contraindicações, ficando impedidas de fazê-la, neste momento enquanto ainda não há circulação do vírus no município, as pessoas que se enquadram nas seguintes definições: pessoas com 60 anos ou mais, crianças menores de 09 meses de idade, gestantes, mulheres amamentando (crianças menores de 6 meses de idade), pessoas com comorbidades, pessoas, com imunossupressão à doença ou terapias imunossupressoras, transplantados e paciente com doença oncológica, paciente com história pregressa de doença de timo, lúpus, doença de Addison e artrite reumatoide, doenças hematológicas, pessoas com história de anafilaxia ao ovo de galinha.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS, alerta para incidência do mosquito vetor da Febre Amarela em todo o Brasil e a possibilidade da doença chegar no RS neste segundo semestre.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.