O uso de máscaras em ambientes abertos públicos e privados não será mais obrigatório em Alegrete. A decisão foi tomada ainda na terça-feira,15, pelo prefeito Márcio Amaral com a equipe de governo após avaliação da 1ª Medida da Determinação Sanitária nº. 03/2022 do Comitê Técnico da Região R03, recepcionada pelo Decreto nº. 107 de 21 de fevereiro de 2022.
O decreto municipal 217 foi publicado nesta quarta-feira (16/3) com os detalhes sobre a desobrigatoriedade. As máscaras seguem obrigatórias em locais fechados.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, administrou 67.391 vacinas na 1ª dose e 58.887 vacinas na 2ª dose e dose única, além de 31.134 vacinas como doses de reforço, imunizando com ciclo vacinal completo.

Alegrete tem 80,6% da população vacinável – maiores de 5 anos – com esquema vacinal completo, além de apresentar queda nos índices de contaminação e internação hospitalar. “Nossa decisão é baseada em dados científicos. Alegrete disse sim à vacina, e por isso chegamos a este momento de maior segurança sanitária. É hora de dar um passo a mais. Estamos presenciando queda no número de casos registrados, de ocupação de leitos de hospital e óbitos”, enfatiza Márcio Amaral.

O vice-prefeito Jesse Trindade ressalta a importância da vacinação e o uso de máscaras, mesmo em locais ao ar livre, para pessoas não imunizadas e imunocomprometidas. “Precisamos manter os cuidados em ambiente fechados e as pessoas não vacinadas com todas as doses precisam comparecer. Estamos dando um voto de confiança à população em geral. Mas pra continuar, todos precisam colaborar.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve redução de casos confirmados nas últimas semanas.

LInk do decreto: Decreto nº 217

Compartilhar!