kA equipe da Secretaria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura (SAP) do Alegrete esteve, no último dia 14 de agosto, propriedade Coxilha da Areia, localizada no Subdistrito do Catimbau.De propriedade de Antônio Carlos de Oliveira e Loeri Mafaldo de Oliveira, a SAP foi acompanhar o desenvolvimentodos programas Dissemina e micronagem de lã.

Durante o dia, foram realizadas várias atividades na propriedade, como a revisão das fêmeas bovinas inseminadas na safra passada, que devem ter sua parição em breve e, por isso, deverão passarpor preparação para a continuidade dos trabalhos neste ano. Também foram revisadas as fêmeas ovinas já paridas, nas quais foi feito o exame de micronagem de lã para uso desta ferramenta na seleção das melhores matrizes.

Acompanharam as atividades o diretor geral da SAP, José Eurico Trindade da Costa, e o técnico responsável, zootecnista Roberto Pereira. Também foi observado o uso da silagem de mandioca para ração de terneiros desmamados, trabalho este orientado pela Emater. Para o diretor, a qualidade dos animais demonstra os bons resultados dos programas implantados no município. “A boa condição corporal dos animais vistoriados demonstra a boa aceitação das técnicas propostas pela equipe técnica da secretaria aos produtores”, afirma.

Ainda no mesmo dia, foi realizada uma reunião com os produtores locais do grupo denominado Grupo de Amigos que, através da parceria a SAP e EMATER, vem desenvolvendo trabalhos de extensão rural e assistência a técnica. Na oportunidade mais produtores se interessaram pelo programa de melhoramento genético e aderiram ao Dissemina.

Já na última segunda-feira (17), o secretário Alberto Prates e o técnico Roberto Pereira conduziram uma reunião de trabalho com os produtores de todas as localidades que participam do Dissemina. O objetivo da reunião eraa avaliação dos trabalhos e os encaminhamentos para o repasse de informações e indicadores ao sistema da Fepagro, o que dará subsídios na continuidade do programa.

Compartilhar!