apae 1

A Presidenta, Vereadora Judete Ferrari, coordenou os trabalhos da Mesa Diretora, integrada pelo Dr. José Eduardo Aguiar, Secretário de Assistência Social,representando o Poder Executivo; pela Senhora Mabel Silveira, Presidente da APAE Alegrete; pela Professora Ângela Otaran de Moura, Diretora da Escola Especial Paul Harris; pelo Rafael Azambuja Guterres, Aluno Auto Defensor da APAE e pela Professora Ana Cristina Nunes da Costa, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades.
A Sessão Solene foi marcada pela emoção e pela ênfase ao respeito aos especiais e de reconhecimento, foi uma proposição de autoria da Vereadora Miriam Suhre, com aprovação unânime, pelo conjunto dos Parlamentares que integram a Câmara Municipal, diante do trabalho criterioso, em nível social, de inclusão e de promoção de direitos dos deficientes.
Houve material institucional de algumas das muitas imagens da inclusão e da vida da APAE Alegrete; posteriormente o Coral de alunos e alunas da APAE Alegrete, “Coral Cantos e Encantos”, apresentaram “É preciso saber viver”, com os aplausos efusivos de uma plateia atenta que prestigiava o ato de homenagens vivenciado no Parlamento Alegretense.apae2

O Coral Cantos e Encantos é coordenado pela Professora Sonia Neimaier Peres.
A Vereadora Miriam Suhre, ao se manifestar pela Liderança da Bancada Progressista e como proponente da Solenidade, chegou a emoção em seu pronunciamento, citando as quase cinco décadas de inclusão, de amor e de sementes plantadas, que se enraizaram porque encontraram terra fértil em nosso Alegrete.
A Vereadora Miriam mencionou ainda que a APAE transforma a vida das pessoas, oportuniza e abraça, abrindo caminhos e fazendo a diferença na vida de muitos.
O Vereador Celeni Viana, em nome da Bancada do PSDB, teceu considerações de amorosidade sob o olhar de Deus que fala através da palavra, do carinhoe da presença da equipe multidisciplinar da APAE em relação aos alunos e alunas da Entidade.
O Vereador Jeferson Bruning, da Bancada do PDT, ressaltou: “Feliz da Cidade que tem a APAE, onde Deus determinou que anjos disfarçados de gente, estivessem entre nós, para tocarem nossos corações e nos ensinarem aquilo que só conseguimos aprender, através do toque divino”.
O Vereador Adão Faraco, Líder da Bancada do PMDB, destacou personalidades que marcaram e marcam a história de vida da APAE Alegrete, citando nomes pontuais como Ema Ribeiro (IM); Drª Zaíra Paula Ribeiro, presente no ato solene, Professor Marcos Ruffo Goulart, Albano Suhre, que prestigiava a solenidade e participa também ativamente da Entidade; enfim, pessoas peculiares pelo dom divino de voluntariado e possuidoras do ditame maior, no sentido de coletividade.
A Professora Ana Cristina Nunes da Costa enfatizou em suas palavras, a inclusão, o respeito e a superação dos alunos e alunas da APAE; registrando o tema da Semana, edição de 2015: “Inclusão se conquista com autonomia”.
A Presidente Mabel Silveira agradeceu a Vereadora Miriam Suhre, pela iniciativa, liderada com decisão unânime, ressaltando a missão da APAE, de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família e a garantia de qualidade de vida da pessoa com deficiência, através da inserção e construção de uma sociedade justa e solidária.apae 6
O Secretário Dr. Eduardo Aguiar, em nome do Poder Executivo, registrou as lições do cotidiano das APAES.
O Secretário ressaltou que a inclusão é fundamental que se faça pelas experiências, dizendo que a verdadeira inclusão começa na mudança de pensamento, na perspectiva de uma nova visão, sem preconceitos porque todos os humanos são iguais.

A Presidente, em nome do Poder Legislativo, salientou a importância deste ato na “Semana comemorativa aos 49 Anos da APAE de Alegrete e dos 61 Anos de criação da APAE em nível nacional”.
A Presidenta mencionou o trabalho acolhedor e diferenciado na APAE de Alegrete, que promove a inclusão dos deficientes, através de equipe qualificada e comprometida com o trabalho que desenvolvem. Falando ainda na condição do Alegrete, num futuro próximo, como “referência Regional da Rede de Inclusão”.
A Presidenta Judete Ferrari ao encaminhar a finalização do ato solene, parabenizou a APAE Alegrete, por tudo que realiza, pelo que acreditam, pelos exemplos significativos, pelas ações que proporcionam bem-estar aos alunos e integração junto às famílias, ao longo desses 49 Anos dignificando vidas.

Compartilhar!