O projeto é uma promoção da Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR) em parceria com a Associação de Criadores de Gado Leiteiro e Produtores de Leite de Alegrete (Acripleite), empresa Biotrigo Genética e Grupo Meu Tambo, que reúne mais de 5 mil pessoas entre produtores e técnicos ligados a atividade leiteira.

A proposta é fazer a implantação e avaliação de duas áreas de trigo, sendo 01 hectare da variedade Lenox específica para pastejo e 01 hectare da variedade Energix indicada para silagem. A empresa Biotrigo Genética desenvolvedora de tecnologias na área de produção vegetal, com sede na cidade de Passo Fundo/RS, forneceu 240 kg de sementes de trigo, avaliadas em R$ 1.100,00, sendo 120 kg da variedade Lenox e 120 kg da variedade Energix para a Acripleite.

Estas sementes serão entregues sem custo aos produtores selecionados entre o quadro social da associação que demonstrarem interesse sob termo de compromisso assinado pelas partes, no entanto, como contrapartida estes produtores ficarão responsáveis pelo plantio, manejo e aquisição de insumos (herbicidas, fertilizantes e defensivos agrícolas) necessários para o bom desenvolvimento da cultura e anotações de informações do ciclo vegetativo e da produção de leite das vacas.

As orientações e o acompanhamento técnico serão prestados pelo Engenheiro Agrônomo Leonardo Cera da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alegrete, responsável por projetos na área de desenvolvimento do agronegócio.

O objetivo desse trabalho é avaliar a adaptabilidade das variedades de trigo na região e a conversão dessas forrageiras para produção de leite e, em caso positivo contribuir com o fomento da cultura do trigo no município, havendo possibilidade da empresa Biotrigo Genética investir em campos produtivos na região e fazer parcerias com empresas locais para comercialização de sementes.

Caso haja mais de um interessado, será realizado sorteio para escolha dos produtores que serão beneficiados com as sementes. Os produtores interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo pelo fone (55) 3961 1741 até o dia 12 de agosto de 2019. 
DPCom PMA

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.