Minuano FM

Notícias de Alegrete e região

Secretaria da Agricultura e Pecuária orienta produtores na criação de associação avícola

sap

No último dia 12 de agosto a Secretária da Agricultura e Pecuária (SAP) recebeu os avicultores André Machado Schmitz, Cláudio Amaral Braga, Luís Felipe Guedes de Mello e José Souza, que visitaram a secretaria levando a proposta de formação de uma Associação Alegretense de Aves constituída por criadores de aves de raças puras para preservação, melhoramento e aperfeiçoamento das raças, sendo a partir desta reunião elaborado um Estatuto para sua criação oficial.

Os criadores de aves do Alegrete têm se destacado nas exposições pelo estado, sempre ganhando prêmios. Na última Expointer, três criadores alegretenses ganharam os maiores prêmios em quatro diferentes raças. No entanto, para fazer a inscrição nas expofeiras é obrigatório que o criador seja sócio de alguma entidade registrada, motivo que dificultava a participação dos criadores alegretense que vinham participando desses eventos através de uma associação de avicultores da cidade de Pelotas.

Segundo o secretário Alberto Prates, a organização dos produtores contribui na formulação de políticas públicas de incentivo e valorização da atividade. “A SAP, dentro de suas possibilidades, estará fomentando o setor através do corpo técnico e extensão rural”, garante. Uma nova reunião está agendada para setembro, ocasião em que deverá ser aprovado o estatuto e eleita a primeira diretoria da nova associação.

Compartilhar!