A Secretaria de Saúde, através do Centro de Referência em Sáude do Trabalhador – CEREST Oeste, realizou ontem (18), o I Encontro de Profissionais da Área da Alimentação, no salão Azul do Centro Administrativo Municipal.

O objetivo do encontro foi trabalhar a prevenção de acidentes dentro de cozinhas. O primeiro palestrante, o médico Ortopedista, Leonardo Galloni, falou sobre as doenças do trabalho e as lesões por esforço repetitivo. Logo após, a enfermeira do trabalho, Neuza Pancieira, falou aos presentes sobre primeiros socorros e queimaduras. Para finalizar, o fiscal da Vigilância Sanitária do município, Fernando Cambraia, tratou sobre as “Cinco Chaves para uma Alimentação Segura”.

A coordenadora do CEREST Oeste, Anália Rodrigues, disse que o foco principal de atuação é na prevenção e não na assistência, mesmo assim, em 2018 o Cerest realizou mais de 2 mil atendimentos a pacientes.

“Atuamos em três áreas, educação para a saúde do trabalhador, vigilância em saúde do trabalhador e assistência aos trabalhadores nas áreas de ortopedia, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. A ideia do evento surgiu dos relatos das lesões sofridas por trabalhadores, que com certeza seriam evitadas se houvesse mais informação”.

Participaram do encontro, trabalhadores de empresas do ramo de alimentação do município.

DPCom PMA
Por: Alex Rodrigues

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.