roda

Na tarde desta quarta-feira (09) foi realizada uma atividade alusiva aos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” no Núcleo Eny Vaucher Bandeira, junto aos adolescentes do Projovem. A atividade é parte da programação da XI Semana dos Direitos Humanos, realizada pela Câmara Municipal, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura do Alegrete.

Na oportunidade, foi exibido o vídeo “Não Tira o Batom Vermelho”, que tem como tema os relacionamentos abusivos. Após o vídeo, foi realizada uma roda de conversa sobre os vários tipos de relações, que contou com a participação do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Leste, do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), além de representações do Comitê Gestor da Atenção Básica e Agentes Comunitárias de Saúde de estratégias de Saúde da Família da Zona Leste.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres e vice-prefeita Preta Mulazzani destacou a importância de abordar assuntos que são considerados tabu na sociedade. “Falar sobre relacionamentos abusivos é difícil, mas necessário, porque muitas vezes as pessoas estão passando por isso e não sabem. Saber identificar é o primeiro passo para buscar um relacionamento baseado no respeito à individualidade do outro e no companheirismo, seja nos relacionamentos amorosos ou familiares”, comenta.

Compartilhar!