frederico

O presidente da Frente Parlamentar Pró-Energia Eólica da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, acompanhado do secretário estadual do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fabio Branco, participou nesta quinta-feira (29), no Alegrete, do Seminário Energia Eólica – A Realidade dos Ventos em Alegrete. O evento foi realizado no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek e contou com a presença da diretoria da Eletrosul, empresários, técnicos, representantes de entidades e lideranças regionais ligadas ao setor da eólica no Estado.
“A energia eólica está cada vez mais perto de virar realidade em Alegrete e na região da fronteira Oeste. E isso não é uma opinião minhã, mas sim do Atlas Eólico que aponta que no RS, das 10 localidades melhor localizadas para o investimento em eólica no Estado, sete estão na nossa região”, afirmou Frederico Antunes. Segundo o deputado, o encontro serviu também como um grande passo na luta pela criação de parques eólicos no Alegrete e região, gerando assim reflexos positivos para toda a Fronteira Oeste e o Estado do Rio Grande do Sul.
Organizado pelo Comitê Pró-Energia Eólica, o seminário tratou ainda da possibilidades de investimentos no setor, oportunidades para setor privado na cidade, plano de expansão da rede de distribuição de energia da Eletrosul na região, o case dos municípios onde já foram instalados parques eólicos, questões legais e licenciamento ambiental. Segundo a coordenadora do comitê, vice-prefeita Preta Mulazzani, o I Seminário foi construído pelo comitê para “traduzir e informar ao município da melhor forma possível o que temos de realidade e como empreender para que o potencial se transforme em riqueza. Esse foi o ponta pé inicial. Vamos seguir em frente nesse objetivo”, concluiu a vice-prefeita.
PAMPA TEC
Aproveitando a realização do seminário na região, a PAMPA TEC assinou o primeiro contrato de incubação no Parque Tecnológico do Pampa. A beneficiada foi a empresa Esco-GD Tecnologia em Energia, que trabalha com o desenvolvimento de tecnologia para energias renováveis.
ELETROSUL
Amanhã (30), às 09h, a Eletrosul vai inaugurar o Estação de Medição de Ventos do Ibirocai, o primeiro passo para a criação de parque eólico com abrangência sobre Alegrete. “Essas iniciativas em diferentes áreas comprovam o que dizíamos: vamos entrar neste setor para sermos protagonistas. Precisamos agora atingir outros setores e o seminário tem essa finalidade”, afirma o prefeito Erasmo Silva.
Uma torre anemométrica irá recolher informações sobre a intensidade dos ventos a 120 metros de altura, o que possibilitará a obtenção de dados precisos sobre a capacidade de geração de energia no local.

Compartilhar!