corsan
Foto: Lauro Alves / Agência RBS

A prefeitura de Santa Maria notificou, nesta quarta-feira, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de que não renovará o contrato de abastecimento de água e tratamento de esgoto com a empresa na cidade, que vence em 12 de setembro de 2016. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira pelo prefeito Cezar Schirmer (PMDB).

A Corsan possui contrato de prestação de serviços com Santa Maria desde 1974. De acordo com o Plano Municipal de Saneamento Ambiental, 100% das residências da cidade são abastecidas com água pela empresa, e 43% das casas têm cobertura de rede de esgoto.

– Desde 2010, temos enfrentado problemas com a Corsan e nada foi resolvido. A partir de agora, a decisão sobre a forma de abastecimento tem que ser tomada com muita seriedade, considerando o interesse público local. Há vários caminhos e vamos discutir com a população – declarou Schirmer, em entrevista ao “Diário” nesta quinta-feira.

Um dos principais caminhos apontados pelo prefeito seria a municipalização do abastecimento, conforme já ocorre em outras cidades, como Porto Alegre.

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA

Compartilhar!