museu

Em 2015 o Museu do Gaúcho Ícaro Ferreira da Costa dedicou-se a muitas atividades além da preservação daquele espaço dedicado à cultura gaúcha. Sob a direção de Patrícia Rodrigues Ribeiro, o museu promoveu ações educativas, com visitas monitoradas e temáticas, tendo recebido visitantes de fora do município e até mesmo do país.

Em agosto o Museu do Gaúcho recebeu a visita de alunos da Escola Estadual Ensino Fundamental Dr. Roberto Osório Júnior, do município de Quaraí. No mês de setembro, foi feito descerramento do mosaico “Um Taura Alegretense Chamado Cilço de Araújo Campos”, projeto que tem como objetivo resgatar, divulgar e tornar acessível ao público a biografia histórica do Alegretense, que foi uns dos precursores do Movimento Tradicionalista Gaúcho. O mosaico foi pintado pelo artista argentino Ladislao Salvini em 2011.

Ainda em setembro, o museu promoveu atividades alusivas à Semana Farroupilha, em que recebeu visita das Prendas e peões dos Festejos Farroupilha 2015, alunos de escolas das rede municipal, estadual e privada, além do grupo Conviver Idosos, um dos grupos de Fortalecimento de Vínculos.

O Museu do Gaúcho programou ainda atividades alusivas à Primavera dos Museus, com a exposição “A Cultura Charrua na Região do Pampa”, com a exposição de telas do artista Paulo Jaques.

Na semana de aniversário da cidade, comemorado de 19 a 25 de outubro, o espaço de cultura realizou atividades com o tema “O Alegrete de Ontem, Hoje e Amanhã”. A ação proposta foi um relato histórico do surgimento da cidade de Alegrete, com paralelo no hoje e o que se espera da nossa cidade do amanhã.

Ainda em outubro, o museu recebeu a visita da comitiva portuguesa de Alegrete de Portugal, oportunidade em que foi realizada uma explanação aos visitantes sobre o surgimento da Cidade de Alegrete, fatos históricos, principais personalidades, após, com o auxílio e colaboração dos Amigos do Museu, foi servido um autêntico café de chaleira feito em fogo de chão, inerentes à cultura gaúcha.

Em novembro, o museu, juntamente com o gabinete do vereador Cléo Trindade, se engajou na campanha Novembro Azul, colocando em todos do monumentos em homenagem a grandes homens do município um lenço azul, fazendo uma alusão a importância de prevenir e combater o câncer de próstata tendo em vista a elevada incidência da doença entre os gaúchos. Ainda em no mesmo mês, o museu foi visitado por membros do CTG Passo do Tropeiro, cidade Passo do Xingu (RS), ocasião em que foi feita explanação sobre o surgimento da cidade de Alegrete, fatos históricos, personalidades ilustres.

Pensando nos visitantes mais jovens, o Museu do Gaúcho ainda criou o “Espaço do Folclore” que se destina à atividade lúdica e onde são apresentados aos visitantes os brinquedos utilizados antigamente, como gado de osso, bonecas de pano entre outros e, além da contação de histórias sobre as lendas folclóricas genuinamente gaúchas.

Ao todo, o Museu do Gaúcho, de 14 de julho até o início de dezembro recebeu 1.219 visitas e já projeta ações para o ano de 2016, com participação da 37ª Campereada Internacional, com o seminário que terá como tema, “O campeirismo com enfoque sócio cultural na cidade de Alegrete”, a ser realizado em 12 de janeiro.

Compartilhar!