Na última sexta-feira (28), a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Iraline de Souza Santini juntamente com a fiscal ambiental, Camila Apratto e a estagiária da Sala Verde, Viviane Colim, estiveram participando de treinamento sobre o mosquito Aedes aegypti na 10ª Coordenadoria Regional de Saúde. O treinamento foi ministrado pelo biólogo da 10ª coordenadoria, Alan Mota.

Os temas tratados no treinamento foram a situação dos municípios do RS, em especial dos municípios integrantes da 10ª CRS, a presença do mosquito Aedes e notificações de casos de dengue, zika e chikungunya, controle do mosquito e identificação do vetor, além de apresentadas as responsabilidades do Poder Público no controle do mosquito. 

Durante o treinamento, os participantes receberam informações e puderam observar em microscópio as diferenças entre larvas e pupas do Aedes e o mosquito comum. O Aedes é um mosquito pequeno que mede em torno de 1 cm, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. 

Em nosso município, existem mais 400 focos do mosquito Aedes e o treinamento serviu para capacitar as servidoras da Secretaria do Meio Ambiente que trabalham com atividades de educação ambiental, sensibilizando a população em diversos temas, dentre eles, o controle do mosquito. O setor de fiscalização ambiental tem desenvolvido vistorias em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, pois todos devem estar engajados com o trabalho de combate ao Aedes Aegypti.

Cabe salientar que a Ufrgs, através do site www.ufrgs.br/rscontraaedes/ disponibilizou além de várias informações sobre o tema, um espaço para cada órgão público registrar o controle que realiza em seus prédios. Neste espaço o órgão informa se foram encontrados criadouros e/ou focos de mosquitos em suas vistorias. Importante ação para que o órgão público tenha o controle da situação de seus próprios prédios.

DPCom PMA

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.