ter. jan 28th, 2020

Minuano FM

Notícias de Alegrete e região

Lançamento do EFIPAN foi de homenagens em Porto Alegre

A exemplo do que tem ocorrido anualmente, o lançamento de mais uma edição do Efipan em Porto Alegre, ocorreu no Parque Gigante, na noite de sexta-feira, reunindo lideranças e a colônia alegretense. Foi uma noite especial porque o Efipan de 2020 será especial, comemorando seus 40 anos e projetando seu futuro e do Flamenguinho anfitrião que começa a sonhar bem mais com a Vila Olímpica.

De Alegrete, a comitiva foi liderada pelo prefeito em exercício, Cléo Severo Trindade, vereadores Celeni Viana, Luciano Belmonte e Rudi Pinto e representando o Esporte e Lazer do município, Jeferson da Rosa, o Jefinho. De Brasília, os cabeções da política de esportes do governo: General Décio Brasil, Secretário Nacional de Esportes; coronel Ronaldo Lima, secretário de futebol e Adenir Kniphoff, o maior projetista esportivo do Brasil e do Mundo, com 500 projetos na área de esportes e do social. De Porto Alegre, a turma da Casa do Alegrete, com 32 anos de atividades na capital e a colônia alegretense que compareceu em grande número. Foi um encontro de alegretenses para matar a saudade e falar de Alegrete. Na apresentação do evento, também um alegretense, narrador esportivo, professor e advogado e especialista em direito esportivo, Geraldo Andrade. Bagre Fagundes era o Canto Alegretense em pessoa, prestigiando a festa, assim como o professor, economista e desportista Paulo Renato Rodrigues.

Foi uma noite de homenagens a quem ajudou a construir a história do Efipan: Breno Pinheiro Prates, o seu criador nos anos 80; deputado federal Afonso Motta, Adão Vilaverde, Cleber Xavier, o Clebinho da Seleção Brasileira; Unipampa, Prefeitura de Alegrete; Paulo Roberto Falcão, Renato Lima (Tia Joana) presidente Noveletto (FGF), Ronaldo Lima, secretário de futebol e General Décio Brasil, secretário nacional dos esportes.

Prefeito em exercício Cléo Trindade falou em coragem e perseverança

O prefeito em exercício, Cléo Trindade, ao fazer seu pronunciamento no lançamento do Efipan que foi muito elogiado pelo público presente. Ele homenageou Toninho Fagundes “que fez o esporte acontecer com muita coragem e perseverança, elevando o nome de Alegrete para o mundo”. E reforçou o convite para a abertura do Efipan dia 17 de janeiro, aproveitando também para divulgar a 41ª Campereada Internacional de Alegrete a acontecer a partir de 1º. de fevereiro.

O General Décio Brasil, secretário nacional de esportes, fez um pronunciamento em que procurou identificar sua ligação com Alegrete quando prestou serviço militar no 12º. Batalhão de Engenharia logo que saiu da Academia Militar, e também a estreita ligação com Toninho Fagundes. Ao dizer de sua satisfação em participar do lançamento do Efipan, o general Brasil afirmou que, como secretário nacional de esportes, tem por obrigação participar desse tipo de iniciativa e elogiou o espírito do Efipan como projeto de esporte e inclusão social. Palavras ditas pelo general Brasil entusiasmaram o grupo presente, quando afirmou que o projeto da Vila Olímpica do Flamenguinho está sendo visto com muito carinho e que fará o que for possível dentro do que estiver alo alcance da secretaria dos esportes.

Do Efipan

O secretário nacional de futebol, coronel Ronaldo Lima, é o padrinho do projeto da Vila Olímpica. “Muita honra para mim essa designação”, comentou.

O secretário estadual adjunto de esportes referiu-se ao Efipan como espelho para todo o Brasil. É no Efipan onde tudo começa, completou. O mentor do Efipan, Breno Pinheiro Prates, ao receber a homenagem, lembrou os que ombrearam com ele a ideia e disse que Toninho Fagundes merece uma estátua por sua loucura. “Foi uma loucura que a sociedade de Alegrete quis fazer junto”. Alegrete, através do Efipan, entrou no mundo. Uma baita história, reforçou Breno Prates. Mas tarde, a ideia da estátua a Toninho seria compartilhada também por Rui Fabres, ao destacar a atuação da Casa do Alegrete.

O lançamento do Efipan na Capital foi oportunidade de um grande reencontro dos alegretenses que residem na Capital com seus conterrâneos, em nome do esporte.

Compartilhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *