Escola Família Agrícola é tema do Grande Expediente de deputado na AL – Minuano FM

Escola Família Agrícola é tema do Grande Expediente de deputado na AL

Mais de 100 pessoas acompanharam o Grande Expediente do deputado estadual Neri, o Carteiro (SOLIDARIEDADE) nesta quarta-feira (08) no Plenário 20 de Setembro, na Assembleia Legislativa. O parlamentar fez uma homenagem às Escolas Família Agrícola (EFA) do Rio Grande do Sul, um modelo diferenciado de educação para a juventude do campo.

Hoje no estado são 4 escolas: a pioneira, criada em Santa Cruz do Sul e outras três que funcionam nos municípios de Caxias do Sul, Vale do Sol e Canguçu. Todas estiveram representadas no plenário por estudantes, pais, diretores e professores. Associações e sindicatos de trabalhadores rurais também  acompanharam a solenidade que teve ainda a presença de representantes da Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Quatro vereadores de Caxias do Sul prestigiaram o Grande Expediente do deputado Neri: Kiko Girardi (PSD), Velocino Uez (PDT), Alceu Thomé (PTB) e Ricardo Daneluz (PDT).

O presidente da Associação Gaúcha Pró-escolas Família Agrícola (AGEFA), Anderson Richter, morador de General Câmara e egresso da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, parabenizou a iniciativa: “é muito bom que mais pessoas conheçam o trabalho das escolas e entendam a importância de valorizar a agricultura e a pecuária, as pequenas propriedades e o empreendedorismo rural”, destacou.

As Escolas Família Agrícola seguem o modelo da Pedagogia da Alternância. Os estudantes ficam na escola de segunda a sexta-feira, em regime de internato e, na semana seguinte, permanecem em suas propriedades, com a família, aplicando os conhecimentos e permitindo a interação entre o conteúdo técnico e o saber popular.

Na tribuna, o deputado lembrou que são mais de 350 estudantes nas quatro escolas, nas regiões da Serra, Sul e Vale do Rio Pardo. Segundo a Associação Gaúcha, mais de 80% dos alunos egressos das escolas Família Agrícola continuam envolvidos com o campo. “Os números comprovam a importância da iniciativa, que tem reduzido o êxodo rural. Esses jovens são hoje agricultores, empreendedores rurais, técnicos em agricultura, professores em escolas de educação do campo, enfim, jovens protagonistas que buscam melhorar a realidade do nosso interior. Sei da importância das Escolas Família Agrícola para o desenvolvimento econômico, social e comunitário do nosso estado e muito me orgulha poder reconhecer o trabalho desenvolvido por essas instituições”, destacou o deputado Neri, o Carteiro.

Durante a solenidade, treze deputados manifestaram-se parabenizando Neri pela escolha do tema e destacaram a importância do trabalho realizado pelas EFAS.

Após a solenidade, o deputado reuniu a direção das Escolas Família Agrícola e os responsáveis pelas associações que mantém as instituições com Erli Teixeira, Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; e com a diretora pedagógica da Superintendência da Educação Profissional do Estado, Raquel Padilha. Na ocasião as escolas puderam explanar suas demandas, além de aproximarem-se do poder executivo estadual.

Os alunos que estiveram na Assembleia Legislativa também participaram de uma visita guiada pelo prédio, passando pelo Salão Júlio de Castilhos, Memorial Legislativo e pela residência Solar dos Câmara.

____________

Fotos: Gabriel Rodrigues e Guerreiro Agência/ALRS

Compartilhar!

Recommended For You

About the Author: Pablo Marzulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *