Erva mate poderá ser usada como matéria-prima no preparo da merenda escolar no RS – Minuano FM

Erva mate poderá ser usada como matéria-prima no preparo da merenda escolar no RS

Foi aprovado nesta terça-feira (10), por 31 votos na Assembleia Legislativa do RS, o projeto de Lei nº 68 de 2018, de autoria do deputado estadual Gilberto Capoani do MDB, que Inclui a erva mate e seus produtos derivados no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual no Estado do Rio Grande do Sul.

A erva mate que é consagrada como símbolo do Estado do Rio Grande do Sul, agora pode ser utilizada nas refeições oferecidas nas escolas públicas do RS. Segundo Capoani, a intenção é proporcionar que as crianças também usufruam dos mesmos benefícios de quem já toma o chimarrão todos os dias.

No texto, a justificativa do projeto é que o consumo de mate, traz muitos benefícios para saúde, por conter cafeína em quantidades importantes, antioxidantes, potássio, aminoácido e vitaminas. Ainda ajuda na saúde cardiovascular, evitando que o colesterol e a gordura se acumulem nas artérias, aumentando o colesterol bom, também conhecido como HDL, prevenindo ataques cardíacos, por exemplo. Além do típico chimarrão, outros produtos como sorvetes, biscoitos, bolos, geleias, xampus, sabonetes, entre outros, têm como matéria-prima a erva-mate.

“Baseado em estudos é possível afirmar que o consumo de erva mate é benéfico à saúde, justificando sua inclusão, bem como de seus derivados, no cardápio da merenda escolar, para que as crianças possam usufruir desde cedo dos benefícios da erva mate sem necessariamente ter que consumir a bebida, muitas vezes não oferecida pelos pais na idade escolar”, justifica o deputado.

Compartilhar!

Recommended For You

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *