Comunidade se mobiliza contra o fechamento do Pólo do Mariano Pinto – Minuano FM

Comunidade se mobiliza contra o fechamento do Pólo do Mariano Pinto

Comunidade se mobiliza contra o fechamento do Pólo do Mariano Pinto

Com a presença do Vereador Anilton Oliveira, assessora da Vereadora Maria do Horto, Ana Leães, representante do STEMA, Prof. João Pedro, Profª Nires, do Pólo do Jacaraí, moradores e pais de alunos, uma reunião marcou a mobilização contra o possível encerramento das atividades da Escola, proposto pela Secretaria Municipal de Educação.
Moradores relataram diversas situações que enfrentarão caso a mudança se concretize, como a exposição das crianças a um longo deslocamento para outras escolas do interior ou da cidade. Mães demonstraram preocupação com alimentação, segurança, desgaste físico e emocional, além das péssimas condições da estrada de acesso e mudança radical na vida das famílias que ali residem e trabalham.

Prof. João Pedro, do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Município de Alegrete, apresentou documento enviado pelo Prefeito Municipal ao Conselho de Educação, já que, por lei, a entidade deve emitir parecer sobre o fechamento de escolas.

Anilton Oliveira falou sobre o êxodo rural em Alegrete, dizendo que a população estará novamente exposta à necessidade de ir para a cidade em busca de direitos que lhes são negados onde moram, enfatizando que o ensino “não é um favor do ente público e sim uma obrigação”.
O Vereador ressaltou que o fechamento de escolas rurais não atinge fazendeiros e grandes produtores, mas sim os filhos dos pequenos e humildes trabalhadores do campo, disse ainda que o argumento de contenção de despesas utilizado como justificativa não é válido, considerando que a educação é o maior investimento, não um gasto, relatando que os recursos utilizados para o transporte escolar, na realidade, são repassados pelo FUNDEB (Governo Federal).
Anilton disse que este processo começou há tempos, com a retirada da ex-diretora e remanejamento de professores que eram o maior foco de resistência a esta ideia.

Já em março de 2018, o Vereador apresentou na Câmara Municipal, pedido de constituição de Comissão Especial que acompanhasse mudanças propostas pela SEC em diversos Pólos de Alegrete. O requerimento foi arquivado por maioria de votos.

Uma comissão visitará todas entidades que devem emitir parecer sobre o fechamento de escolas rurais.

Compartilhar!

Recommended For You

About the Author: Pablo Marzulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *