ter. jan 28th, 2020

Minuano FM

Notícias de Alegrete e região

CAAL realiza a 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

O maior patrimônio de uma empresa são as pessoas, sejam os associados, sejam os funcionários, sejam os clientes. Nenhuma organização sobrevive sem os seus públicos. Os trabalhadores, por sua vez, são importante peça no desenvolvimento de qualquer organização empresarial. Preservar a integridade física e a saúde das pessoas deve ser um compromisso das empresas que valorizam a importância das pessoas como fator preponderante na obtenção do sucesso. A Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda – CAAL tem desenvolvido ao longo da sua existência um amplo programa de prevenção de acidentes, investindo na educação dos funcionários, adequações às normativas e cuidado com a saúde e segurança do seu quadro funcional.

Em uma organização como a CAAL, com mais de 300 funcionários, diversas unidades de negócio e muitos fatores de risco envolvidos na operação diária de seus processos o cuidado com a segurança é uma constante. Para que essa preocupação se transforme em fatos concretos é que existe todo um aparato envolvendo uma equipe multidisciplinar composto por integrantes do Sesmt (Serviço de segurança e medicina do Trabalho), indo de técnicos em segurança do trabalho que estão presentes no dia a dia das pessoas, passando por médico, técnica em enfermagem, engenheiro de segurança e consultorias contratadas. Além do staff funcional existem as comissões internas de prevenção a acidentes (CIPAS) eleitas pelos funcionários e indicadas pela diretoria, que são responsáveis pela orientação aos colegas e detecção de possíveis riscos no ambiente do trabalho.

Toda a preocupação com prevenção e segurança, os investimentos realizados, as campanhas internas promovidas são reforçadas em um grande evento, que é a Sipat. Realizada anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é uma ação organizada pela empresa, sendo voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. Tem por objetivos orientar e conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho; também visa fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre-corre do dia-a-dia, ou seja, não apenas tenham ideia de segurança, mas que também pratiquem e zelem pela sua segurança e pelo bem-estar coletivo.

Em uma SIPAT, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho são evidenciados, buscando a efetiva participação dos funcionários envolvendo, também, os diretores, gerentes e até mesmo os familiares. Ela não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, enfatizando a promoção da saúde, com o consequente aumento da produtividade através da valorização da vida.

Neste ano de 2019 a CAAL realiza a vigésima terceira edição da Sipat, tendo sua primeira realização no ano de 1992. Desde então a cooperativa tem se empenhado em realizar este evento visando melhorar a qualidade de vida dos funcionários através da prevenção e do cuidado com a saúde física e mental dos mesmos. Nesta edição de 2019 a CAAL vai oferecer aos seus funcionários palestras voltadas à formação de consciência sobre a importante da mudança de hábitos comportamentais. De nada vale o uso de equipamentos de proteção individual e coletivo se não houver o compromisso de cada um com a sua própria segurança e bem-estar. Conhecer as normas e as regras e comportamento adequado são o primeiro passo para desempenhar de forma segura as atividades laborais.

A 23ª Sipat CAAL acontece de 18 a 22 de novembro nas unidades de negócio da cooperativa, envolvendo diversas atrações, indo desde atividades físicas, feira da saúde com verificação da pressão arterial, orientações sobre cuidados com o corpo, e o principal, muitas palestras sobre prevenção de acidentes. A abertura ficou por conta da educadora física Daiany Staziak que falou sobre a importância da atividade física para a promoção da saúde.

Todos os funcionários são convidados a participar observando o cronograma de cada unidade.

Compartilhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *