qua. jan 22nd, 2020

Minuano FM

Notícias de Alegrete e região

Alegrete contra o aeds: caminhada busca conscientizar a população

Na manhã desta sexta-feira (06) uma caminhada aconteceu pelas principais ruas de Alegrete visando conscientizar a população para se engajar na campanha de combate ao mosquito aeds aegypti (transmissor do vírus da dengue).
Funcionários públicos entre outros estiveram na caminhada que contou com o mascote (Aeds) sobre um carro da Secretaria de Saúde do município.
Foram distribuídos diversos panfletos para cidadãos nas ruas para que fiquem atentos ao mosquito.

A chegada do período de verão pode aumentar o surgimento de novos criadouros do mosquito. A iniciativa é proteger a sua casa e de seus familiares contra o Aedes, responsável pela transmissão de três doenças: dengue, zika e chikungunya.

Durante o período de seca, a população pode realizar ações de prevenção, basta tirar 10 minutos do dia para verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa, por exemplo. Uma vez por semana, lavar com água, sabão e esfregar com escova os pequenos depósitos móveis, como vasilha de água do animal de estimação e vasos de plantas.

Além disso, é preciso descartar o lixo em local adequado, não acumular no quintal ou jogar em praças e terrenos baldios. Limpar as calhas, retirando as folhas que se acumularam no inverno também é importante para evitar pequenas poças de água. Cada pessoa pode ser um vigilante permanente de atenção à saúde, com isso não teremos dengue, zika e chikungunya.

Compartilhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *