Aberta a 40ª Feira do Livro de Alegrete – Minuano FM

Aberta a 40ª Feira do Livro de Alegrete

Momento alto para a arte e a cultura alegretenses na abertura oficial da 40ª Feira do Livro de Alegrete realizada na noite de terça-feira, no Largo do Centro Cultural. Autoridades e público em geral prestigiaram o evento que começou com o tradicional ritual da condução da luz do conhecimento simbolizado por um lampião que foi colocado pela patrona da Feira, Eleonora Medeiros, em local de destaque no palco principal.

Na hora dos pronunciamentos, a gerente do Sesc, Cláudia Rizzatti destacou a parceria com o município e desejou uma excelente feira do Livro para todos os envolvidos. A secretária Marcia Dornelles, da Educação, Cultura, Esporte e Lazer referiu-se à Feira como ‘uma jovem senhora que chega aos 40 anos e é importante cuidar bem dela’. Disse que a criatividade não está morrendo, apesar do salto da tecnologia nos tempos atuais. Desejou sucesso à Feira e agradeceu a todas as secretarias municipais que se engajaram no evento, assim como aos parceiros envolvidos.

A patrona Eleonora Medeiros, bem descontraída, lembrou que estivera em Alegrete em outras oportunidades para contação de histórias, mas que desta vez, honrada com o convite para ser patrona da Feira. Referiu-se à centelha da Feira do Livro como luz que não se apaga porque simboliza a cultura. Ao final, recitou uma poesia de sua autoria e ganhou o aplauso dos presentes.

O presidente da Câmara Municipal, Cléo Severo Trindade foi na tribuna da Feira para destacar a importância do evento para a cultura de nosso município e desejou uma excelente Feira do Livro a todos, colocando o Poder Legislativo à disposição.
Prefeito Márcio Destaca a Importância da Leitura

O prefeito Márcio Amaral homenageou a patrona Eleonora Medeiros, referindo-se a ela carinhosamente como a ‘guria do Alegrete’. Disse da importância da leitura para o crescimento pessoal e agradeceu aos seus pais Airton e Vera Amaral – que estavam na primeira fila – que propiciaram a que ele tivesse o hábito da leitura, ‘mas poderia ter aproveitado bem mais’, confessou. O prefeito agradeceu às empresas que são parceiras na Feira e referiu-se à diretora de Cultura Andrea Oliveira pelo seu esforço em favor da cultura e de sua obstinação em manter vivos esses espaços.

Homenagens e Reconhecimento

No segundo momento da abertura da Feira do Livro, a patrona Eleonora Medeiros recebeu uma homenagem dos promotores, através de um troféu entregue pelo prefeito Márcio Amaral.

Também foram homenageados o professor e escritor Marcelo Rocha, doutor em Teoria da Literatura, professor na UNIPAMPA São Borja e ganhador de vários prêmios literários. O homenageado agradeceu o gesto e disse do significado daquele momento mágico com os livros na praça e a democratização da cultura. Marcelo fez um afago à cidade dizendo ter dupla cidadania, sendo um ‘portoalegretense’ desde a época que atuou na Uergs.

Jacqueline Zacarias: letras e movimento se fundem

A professora Jacqueline Zacarias foi a homenageada especial da Feira, por sua trajetória com a Escola de Dança Ballerina, premiada na Itália, e com intercâmbio com o Miami City Ballet dos Estados Unidos e Lopus Danza, da Itália e Festival Dançarte de Algarve, Portugal. Jacqueline, idealizadora e criadora do projeto Primeiros Passos que completa 23 anos de democratização e popularização da arte em Alegrete. Ao agradeceu a homenagem recebida, a professora Jacqueline expressou o misto de orgulho e alegria ao receber o convite para o importante evento. Através de passos e gestos tem escrito suas obras em que o movimento é o símbolo que concretiza sua inspiração, afirmou. Para ela, letras e movimento se fundem nessa noite e fazem de Alegrete um celeiro de arte para celebrar mais um encontro com a cultura.

José Rubens Pillar, um entusiasta pela Leitura

José Rubens Pillar, que foi prefeito de Alegrete por quatro vezes, recebeu homenagem póstuma dos organizadores da Feira do Livro por sua contribuição à educação e à cultura do Município. Implantou os polos educacionais no interior, criou escolas na zona urbana, o centro Profissionalizante de Alegrete, o Calçadão, o Distrito Industrial e a área para a Unipampa.

Em nome da família, recebeu a homenagem seu filho, José Rubens Rosa Pillar, Procurador Geral do Município. Em sua fala, disse que seu pai tinha orgulho de ser professor. Um entusiasta da leitura que comprava livros como se estivesse comprando alimentos, revelou. José Rubens disse também que foi na administração de seu pai que foi realizada a primeira feira do livro. Ao final, exteriorizou sua emoção como filho e o orgulho pelo pai que teve.

Entrega das Premiações

Ao final, ocorreu a premiação dos vencedores do Concurso de Crônicas Daniela Cunha e destacados os leitores mais assíduos da Biblioteca Pública Municipal Mário Quintana.
Do Concurso de Crônicas, os vencedores foram: Categoria Especial, “Leitura”, aluna Nathaly Salermo, com a crônica “Futuro Colorido”, EMEB José Antônio Vilaverde Moura, professora Letícia de Mendonça.

Modalidade Ensino Fundamental 6º e 7º Anos, aluno Alisson Grillo Pilecco, com a crônica “Meus Tempos de Criança”, EMEB João Cadore (Polo do Angico), professora Suélen de Lanes.

Modalidade Ensino Fundamental 8º e 9º Anos, aluna Nathani de Oliveira Anacleto, com a crônica “Lugar Onde Vivo”, EMEB Alcy Vargas Cheuiche, professora Vaneia Lima Soares.
Ensino Médio, aluna Eduarda da Costa, com a crônica “Meu Pedaço de Chão”, EMEB Costa Leite (Polo do Jacaquá), professora Silvana da Silva Silveira.

Os Leitores Mais assíduos da Biblioteca Mário Quintana: leitores que leram mais de 15 livros em 2018, quando a média de leitura do brasileiro é de 4,6 livros no ano. As leitoras destaque receberam cada uma um vale-livro oferecido pelo vereador Paulo Berquó, presidente da Frente Parlamentar do Livro, leitura e Bibliotecas da Câmara Municipal de Alegrete e troféu da Coordenação da Feira.

Na categoria leitora infantil: Maria Clara Pengo Pontes
Leitora Juvenil: Gabrielli Brites Petrocelli
Leitora Adulta: Marta Ross

DPCom PMA
Alair Almeida
Fotos: Alisson Silveira

Compartilhar!

Recommended For You

About the Author: Pablo Marzulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *