sala
A Prefeitura do Alegrete entregou na manhã desta quarta-feira (2) mais uma grande obra: a Escola Municipal de Educação Infantil Arnaldo da Costa Paz. O ato de inauguração contou com a presença do prefeito Erasmo Silva, da vice-prefeita Preta Mulazzani, secretários, diretores, vereadores, líderes comunitários e da família do homenageado.

Ao todo, o investimento foi de 1,9 milhão reais oriundos do Ministério da Educação, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo 614 mil em recursos próprios do município. “Este é só mais um investimento dos outros tantos feitos nesta parte da cidade, o que traz uma nova perspectiva de desenvolvimento e de educação, que traz a emancipação dos indivíduos e eleva a sociedade a um outro patamar civilizatório”, afirma o secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó.
inau

Com 1.323 m² de área construída para atender 120 crianças do berçário e maternal (até quatro anos) e pré-escola (entre quatro e cinco anos) em tempo integral ou até 240 crianças divididas em dois turnos. “Esperamos por muito tempo por uma obra que atendesse a nossa demanda e ela se concretizou. Agora as mães e pais podem ter a tranquilidade de ir trabalhar, sabendo que seus filhos e filhas estão sendo bem cuidados”, disse o presidente da Associação de Moradores do Bairro Getúlio, Cesar Edemir Rodrigues.

Na solenidade, o vereador Adão Faraco lembrou a trajetória de luta de Arnaldo Paz contra a ditadura. Já o vereador Márcio Amaral, que no ato representou a Câmara Municipal, desejou à comunidade um bom uso do espaço, ressaltando a importância da educação de qualidade desde a base.

A escola já está em funcionamento com uma turma e sua implementação a pleno acontecerá de forma gradativa. O momento de transição está sendo coordenada pela atual diretora da EMEI Dr. Romário, Elizete Vargas, e contemplará crianças de zero a três anos. A vice-prefeita Preta Mulazzani disse que “é muito bom inaugurar um espaço que não é só de educação, mas também de afeto e cuidado”.

O prefeito Erasmo Silva evidenciou a confiança da comunidade que esperou pela concretização da obra. “Nem sempre as obras ocorrem no tempo esperado, mas estamos felizes em poder inaugurar um espaço como esse. Aqui, o mais importante não é a obra, mas as pessoas que já estão ocupando e que ainda vão ocupar a escola”, conclui.

arnalto
HOMENAGEM – A escola homenageia o empresário, agricultor, vereador, vice-prefeito e prefeito de Alegrete no período de janeiro de 1969 a janeiro de 1973, com inúmeras contribuições ao serviço público e desenvolvimento econômico do município, falecido em 2006. Para Ilza Paz, a escolha do nome de seu marido para a escola não poderia ser mais acertada. “Agradeço à esta Administração por ter lembrado do nome dele, que tanto fez pela educação do município quando prefeito”, comenta..

O filho de Arnaldo Paz, que é secretário de Indústria, Comércio e Serviços, lembrou a trajetória profissional e política do pai, que foi em seu mandato construiu escolas na cidade e no campo e foi o primeiro prefeito a instituir o concurso público como forma de ingresso na Prefeitura. “Meu pai tinha uma grande equipe e fez muito por Alegrete. Dentre as grandes obras, a marca de sua administração foi a valorização da educação e do funcionalismo público”, afirma Arnaldo Paz Filho.

Compartilhar!