governador
Sartori e Polo abriram a feira na manhã deste sábado – Foto: Jefferson Bernardes/ Agencia Preview

A 38ª Expointer começou na manhã deste sábado (29), com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, que abriram oficialmente o evento, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, a Expointer prossegue até o dia 6 de setembro, tendo como tema “Com o campo, todo o Estado cresce”.

Nesta edição estão expostos 4.758 animais de argola, representando mais de 160 raças de 2.396 expositores. Também estarão na feira mais 2.325 animais rústicos, que irão a leilões e remates. Dentre as novidades estão os os zebuínos da raça Sindi. Além da exposição de animais, atrações como mostra de cães, concurso leiteiro das raças Jersey e Holandês, provas funcionais e julgamentos de classificação de diferentes raças integram a programação. A maior atração do primeiro fim de semana é a final do concurso Freio de Ouro.

Para o secretário da Agricultura, Ernani Polo, a Expointer demonstra o potencial do Rio Grande do Sul e evidencia a importância do setor agropecuário como impulsionador da economia no Estado. “Sem dúvida, a exposição mostra o que de melhor produzimos no Estado para o todo o País”, acrescentou. O secretário lembrou a importância do setor de máquinas e implementos agrícolas que, segundo ele, deve no mínimo repetir o desempenho da Expointer anterior, quando o valor de negócios realizados chegou a R$ 2,7 bilhões. Polo disse que os produtores terão à disposição, linhas de crédito dos bancos instalados no Parque, o que facilita as negociações.

Compartilhar!