aes

Vereadora Cleni Paz da Silva (também representando o Passo Novo), Vereadora Mirian Ost Suhre, Presidente PP  Sr. Airton Zuqueto Dutra, Gerente Regional AES Sul – Sr. Cristiano, Sr. Robert- Gerente Regional AES Sul para manutenção pesada(caminhões, caminhonetes, Sr. Benhur Soares Leal- Diretor da EMEB Costa Leite- Pólo do Jacaquá, Sr. Carlos Ari- Localidade do São João e Jacaquá, Sr. Vitérbio- Localidade do Caverá, Sr. Edson Castro e Srª Márcia Castro- Localidade do Pai Passo, Sr. Tiago e Srª Carmem- Localidade do Ibirocai e Harmonia, Sr. Breno Silveira- Lajeado Grande, Srª Valdereza- Localidade do Rincão da Chácara.

 

Resumo da Reunião:

Moradores reclamaram das constantes faltas de energia elétrica no interior, ficando algumas localidades muitas vezes mais de vinte dias sem energia.

Os representantes da Concessionária expuseram aos presentes, que devido aos fortes temporais dos últimos dias no Estado, a demanda era grande de consumidores sem energia.

A concessionária tem conhecimento das constantes faltas de luz no interior, mas que a maioria dos problemas tem relação com a rede, que data mais ou menos de 50 anos atrás, sendo postes de madeira e que a partir de 2005 com o programa “Luz para todos”, os postes solicitados no programa também foram de madeira, sendo um dos motivos para que as redes de fiação caiam com mais frequência. Também falaram sobre os transformadores, que muitas vezes queimam em razão de raios que caem junto com os temporais.

Alegrete possui em torno de 53 mil postes hoje, sendo que apenas 17% são de concreto.

Recentemente estão sendo colocados também postes de fibra para áreas alagáveis.

Alegrete possui uma estrutura fixa de 05 equipes, que dá assistência permanente na cidade, sendo que em ocasiões de temporais, são deslocadas equipes de outras regiões.

Quando acontecem calamidades, como as que tem acontecido no Estado, a demanda cresce muito e a concessionária coloca prioridades para atendimento:

– Restabelecer a água (ligamento de bombas);

– Religação da energia nos Hospitais;

-Segurança (prédios públicos como delegacia, fórum, prefeitura, etc…)

Depois são atendidos o maior número de consumidores ligados por redes, e assim sucessivamente.

Foi informado ainda que os consumidores que até a data de hoje, 27 de outubro, ainda estão sem luz, deverão ter reestabelecida a eletricidade no máximo até o dia de amanhã (28 de outubro).

Para o ano de 2016, a ANEEL aprovou uma suplementação de verba no orçamento da concessionária, o que permite que se faça ampliação da rede e troca de postes, tendo em vista que a agencia reguladora, precisa aprovar os orçamentos das operadoras sempre que as mesmas projetam ampliações de redes, devido aos custos para os consumidores.

Todos os presentes falaram sobre os problemas pontuais em suas localidades para os dois gerentes Cristiano e Robert.

Os mesmos ouviram as demandas, e solicitaram que sejam encaminhadas todas as reivindicações dos presentes por escrito para que a concessionária veja caso a caso, pois a maioria tinha problemas de postes caídos e transformadores queimados.

Tanto o gerente Cristiano, quando o Robert colocaram-se a disposição da Vereadora Cleni Paz e Vereadora Miriam Suhre para as demandas da comunidade, sendo que as vereadoras são representantes do povo, eleitas para os representar em suas reivindicações, assim como colocaram-se a disposição da comunidade em geral, sempre que necessitar fazer reclamações, diretamente no escritório da empresa na cidade.

A vereadora Cleni Paz encerrou a reunião, agradecendo a presença de todos e colocando-se à disposição para as demandas da comunidade.

Compartilhar!