O mês de fevereiro apresentou números positivos na geração de empregos em Alegrete, seguindo a tendência em níveis estadual e nacional. A Prefeitura acompanha o cenário de empregos da cidade através de monitoramento constante dos índices do CAGED (Cadastro geral de empregados e desempregados), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. Nesse mês, o Brasil criou 173.139 empregos com carteira assinada, melhor saldo positivo para o mês desde 2014. O Rio Grande do Sul criou 22.463 empregos, ficando com o quarto melhor resultado do País, atrás de São Paulo (62.339), Minas Gerais (26.016) e Santa Catarina (25.104).

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jesse Trindade Santos, no mês de fevereiro foi gerado um saldo positivo de 79 vagas em Alegrete. Para o secretário, “um ótimo resultado, pois sempre que os números permanecem positivos, é sinal de que a economia local vai indo bem”, destaca.

O setor econômico da indústria de transformação em Alegrete foi a que mais gerou empregos, com um saldo positivo de 92 vagas criadas no mês, representando um crescimento de 5,3% em relação ao mês anterior. O setor de comércio puxou negativamente com saldo de menos 34 vagas, porém, esse setor apresentou saldo positivo de vagas criadas nos últimos doze meses, de 12 postos de trabalho.

O secretário Jesse enfatiza que o Município vem recuperando postos de trabalho, citando como exemplo a comparação dos últimos três anos: em 2017, a exemplo do País, houve uma grande perda dos postos de trabalho nos meses de janeiro e fevereiro, registrando menos 545 vagas, entretanto, no mesmo período de 2018 e 2019 houve franca recuperação com o registro de 155 e 54 vagas, respectivamente. Em fevereiro deste ano, das 410 admissões, 89 foram de primeiro emprego e 256 de reemprego e 65 de contratos temporários.

O prefeito Márcio, animado com os indicativos na geração de emprego, destaca as ações que a administração vem fazendo para estimular o espírito empreendedor, a partir de crianças e jovens. A Educação Empreendedora através do programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos é uma das iniciativas que está dando certo. Antes, envolvia três escolas municipais, agora está sendo ampliada para mais três escolas. Através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o projeto trabalhado nas escolas tem por finalidade criar uma mudança de mentalidade da população no sentido de acreditar mais em suas potencialidades. É uma cultura para médio e longo prazo que passa pelos alunos, a melhor via para atingir essa meta, reforçou o prefeito.

A diretora de Emprego e Renda, Simone Paz, destacou o saldo positivo na geração de empregos nos dois primeiros meses de 2019. “Além da vinda de novas empresas para a cidade, que contribui para o crescimento econômico, ressaltamos a qualificação do capital humano”.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.