esf

Desde o início do mês a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Alegrete está promovendo uma programação especial relativa ao Outubro Rosa, em que são desenvolvidas ações direcionadas à prevenção e detecção precoce e câncer mama. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza internacionalmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população.

Algumas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) já estão com sua programação pronta para receber as usuárias com ações de conscientização e sensibilização sobre o câncer de mama e colo do útero.

Programação na ESF Prado:

15/10 – 8 horas – Manhã da Beleza – Corte, escova, chapinha para as mulheres da comunidade.

16/10 – 14 horas – Oficina de relaxamento e meditação do “Projeto Fluir e Ervas Medicinais no contexto Saúde da Mulher”, com Nádia Mileto.

19/10 – 15 horas – Conversa educativa com Daniele Figueiredo e Natália Aquino, sobre autoestima, comportamento, romantismo, sexualidade, pompoarismo e massagens sensuais.

20/10 – 14 horas – Roda de conversa, com assistente social Tânia Zinelli sobre aleitamento materno e manejo com recém-nascido.

21/10 – 09 horas – Orientação alimentar saudável, com a nutricionista Liliani Goulart.

22/10 – 14 horas – Roda de conversa com enfermeira Deise Diniz sobre autoexame das mamas, Papanicolau (preventivo) e testes Rápidos

27/10 – 09 horas– Saúde Bucal da Mulher – Priorizando a Saúde em todos os aspectos, com a odontóloga Márcia Trennepohl.

29/10 – 14 horas – Encerramento do Outubro Rosa – Chá de Confraternização para as participantes e Sorteio de Brindes

ESF Vila Nova:

A Estratégia de Saúde da Família Vila Nova terá dois sábado, dia 10 e 24, no horário das 8h às 9h30min, para que as usuárias realizem exames de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. As usuárias devem procurar a unidade de saúde ou entrar em contato pelo telefone (55) 3961-1126 para agendamento de horário.

ESF Assunção:

No mês de outubro as quartas-feiras à tarde serão destinadas à saúde da mulher, sendo agendadas todas aquelas usuárias com o preventivo alterado e mulheres acima de 30 anos serão encaminhadas para realizar sua mamografia. Todas as mulheres que fizerem seu preventivo receberão uma lembrança confeccionada na oficina de artesanato da ESF. Encerrando a programação, no dia 29 de outubro, pela manhã, a ESF promove o Dia da Beleza, com escova para as mulheres da comunidade.

Programação ESF Vera Cruz:

13/10 –15 horas – Grupo de Gestantes: “O passo a passo do parto”

14/10 – 9 horas – “Manhã da Beleza”, participação profissionalizante Nehyta Ramos, realização de cortes de cabelos e escova. Roda de conversa com as mulheres participantes, sobre sexualidade e DSTs.

19/10 – 15h30min –“Oficina de dança, quem dança seus males espanta”, com a professora de atividade física do PET saúde Marcela. Também terá roda de conversa sobre a importância da atividade física para a saúde e bem estar.

26/10 – 15 horas – Roda de Conversa com as mulheres, com a psicóloga Juliana, do NASF.

29/10 – 15h30min – Momento Rosa de Confraternização, com lanche e roda de conversa.

Durante todo mês nos dias de preventivo (que são realizados nas quartas-feiras, às 9 horas, e sextas-feiras, às 14 horas), será realizado sala de espera uma roda de conversa e sensibilização, que abordará temas sobre a importância das medidas preventivas para os cânceres de mama e colo do útero. Nas quintas-feiras, durante todo dia,será promovida a “Tendinha dos Testes”, onde será intensificada a realização dos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites.

Compartilhar!