fre

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (30), na localidade do Ibirocai, em Uruguaiana, A Eletrosul iniciou os trabalhos de uma torre anemométrica – equipamento responsável por medir a intensidade dos ventos – com abrangência nos municípios de Uruguaiana, Alegrete e Quaraí. A torre irá realizara a medição por um período de três anos, conforme exige a legislação, verificando as soluções ambientais e de engenharia, como o melhor arranjo, posição e modelo de aerogeradores, sendo esse o primeiro passo para a criação de parques eólicos nos três municípios. Participaram do ato, oCoordenador da Frente Parlamentar Pró-Energia Eólica da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, o Diretor de Engenharia da Eletrosul, Ronaldo Custódio, o gerente da empresa, Franklin Lago, o deputado Adão Villaverde (PT) e a vice-prefeita e coordenadora do Comitê Pró Energia Eólica, Preta Mulazzani.torre

Para o deputado Frederico Antunes a instalação deste medidor de vento na Fronteira é resultado de uma trabalho conjunto da Eletrosul e das lideranças políticas da região e comunidades envolvidas com o projeto. “O que nos deixa mais entusiasmados, é essa torre anemométrica, com mais de 100 metros de altura, já está fazendo a medição da intensidade e constância dos ventos. Dados da velocidade, direção, pressão, temperatura e umidade das correntes de ar serão atualizados a cada dez minutos e armazenados em um equipamento eletrônico que é alimentado por energia solar. As informações serão coletadas e analisadas mensalmente por técnicos da Eletrosul e de empresas certificadoras”, explicou o Coordenador da Frente Parlamentar Pró-Energia Eólica da Assembleia Legislativa.

Para o Diretor de Engenharia da Eletrosul, Ronaldo Custódio, “Este é um projeto em que se trabalha com os pés no chão. A partir dos resultados da antena instalada hoje na região, teremos efetivamente dados concretos para a construção de um complexo eólico na região”, afirmou.

A vice-prefeita e Coordenadora Comitê Pró Energia Eólica do Alegrete, Pretta Mulazzani coemorou a iniciativa da Eletrosul na região. “Temos um grande potencial eólico. As antenas de medições concretizam uma importante etapa. Sempre acreditamos que esse momento chegaria, estamos avançando”, completou. Também participaram da inauguração os vereadores Zé Paulo, Jefferson Brunning e Cléo Trindade.

Compartilhar!