A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde, vem realizando as pré-conferências de saúde em pontos diferentes da cidade e também no interior do Município.Nesta segunda-feira, foram duas pré-conferências, sendo uma no Durasnal, pela manhã e a outra à noite, na Escola Princesa Isabel.
A secretária de Saúde, Bianca Casarotto, procedeu à abertura da pré-conferência na Princesa Isabel que, conforme disse, prepara com vistas à Conferência Municipal. Aberta à participação do público presente, muitos se manifestaram, com os mais diversos temas desde cães soltos nos bairros até o trabalho dos agentes comunitários de saúde. 
Epaminondas Munhoz, do bairro Santo Antônio, propôs mudança no sistema de marcação de fichas para consultas e a avaliação do tempo de atendimento, bem como sobre a demora na realização de exames. Os usuários do serviço de saúde pediram também mais fichas para o atendimento odontológico.
Falaram também na pré-conferência o representante do Conselho Municipal de Saúde, Ênio Machado; da UABA, Airton Alende; da 10ª. Coordenadoria Regional de Saúde, Laura Basso que é também coordenadora do CRAS Sul/Leste.Presentes no encontro José Luiz Machado de Andrade, Conselho de Saúde; Leandro Japur, presidente da UABA e Pedro Ferreira, do Bairro Boa Vista.
A Secretária de Saúde, Bianca Casarotto informou aos presentes sobre a suspensão de serviços da Santa Casa     que está atendendo somente urgências e emergências porque o hospital não recebe desde setembro e a conta chega a R$ 5 milhões. Disse do empenho da secretaria em buscar soluções. Para a secretaria de Saúde a perspectiva é de que os repasses de recursos sejam para abril. “A Secretaria está vivendo um dia após o outro”, lacrou.
Também se manifestou ao final a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Dornelles, alertando sobre o mosquito da dengue e a necessidade de mobilização da comunidade toda, a partir da escola.  Deu um toque sobre o programa PSE Saúde na Escola, focando no esforço em prol da redução dos índices da obesidade infantil.  O programa Papo de Responsa e o Combate às drogas foram temas abordados pela secretária Marcia que aproveitou para informar a mais de 40 pessoas presentes no encontro sobre as providências que está encaminhando para suprir as escolas que estão com falta de professores.
A Secretária de Saúde, Bianca Casarotto, estava acompanhada na pré-conferência por Carolina Gargaro, diretora de gabinete e Luciana Chies, diretora de atenção básica. Além da secretária Marcia Dornelles, as presenças de Ari da Silva Júnior, representando a secretária Iara Caferatti, da Promoção e Desenvolvimento Social, e Pollyana Peres, representando o Gabinete do prefeito Márcio. A próxima pré-conferência será nesta terça-feira, na Escola Emílio Zuñeda. 
DPCom PMAPor: Alair Almeida

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.