Agora à noite, o Prefeito Rossano Gonçalves anunciou que São Gabriel registrou cinco novos casos de COVID-19, sendo um estrangeiro e quatro cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que vieram há dias por liberação da instituição e estavam isolados em casa, mas que foram assintomáticos (sem sintomas) e estão todos curados. A informação foi dada juntamente com o Secretário da Saúde, Ricardo Coirolo e a coordenadora do Comitê de Prevenção ao COVID-19, Kátia Raposo.

Os quatro jovens contraíram o vírus no Rio de Janeiro e vieram assintomáticos mas passaram por isolamento e tiveram o acompanhamento da Secretaria, além de realizar todos os exames. Não houve disseminação dos vírus e os resultados dos exames não foram dados porque este é feito no oitavo dia de sintomas e até os resultados sairem, os mesmos já estavam curados.

O estrangeiro, segundo informações, seria um árabe que veio trabalhar no Marfrig e que também está em isolamento. A Prefeitura ainda anunciou ainda que fará convênio com a Universidade Federal do Pampa para realização dos testes para detecção de COVID-19, visto que o Campus São Gabriel agora tem laboratório que fará estes com o método padrão ouro (RT-PCR), com resultado mais rápido do que o LACEN.

Muitos questionamentos foram feitos na live, principalmente de pessoas que perguntaram porque a Prefeitura teria “escondido” os casos, o que não é verdade, afirmou o Prefeito, pela demora dos exames junto ao Laboratório Central do Estado e que com a Unipampa, estes serão mais rápidos.


Reportagem: Marcelo Ribeiro

Compartilhar!