chama crioula

A chama que representa o amor ao Rio Grande e à tradição já chegou ao município de Alegrete. Foi realizada na manhã desta sexta-feira (11), no Marco das Três Divisas, às margens da BR-290, a solenidade de distribuição da Centelha da Chama Crioula aos quatro municípios que compõem a 4ª Região Tradicionalista (4ª RT).

chama crioula 2

Na solenidade, estiveram presentes autoridades civis e militares, coordenadores dos Festejos Farroupilhas de Alegrete, Uruguaiana, Quaraí e Barra do Quaraí, além de representantes de entidades tradicionalistas dos quatro municípios da 4ª RT.

chama crioula 3

A centelha da região vinha sendo conduzida por cavalarianos do Chuí até o Marco das Três Divisas desde 15 de agosto, quando aconteceu a cerimônia oficial de acendimento da Chama Crioula, em que a centelha foi distribuída para as 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Neste ano, ela foi acesa fora do país, em Colônia do Sacramento (Uruguai).

chama crioula 4

A coordenadora da 4ª Região Tradicionalista, Ilva Goulart, agradeceu aos cavalarianos que trouxeram a chama do Chuí até o Marco das Três Divisas. “O amor à tradição e à nossa cultura deu força para que os cavalarianos percorressem mais de 800 km para que hoje pudéssemos distribuir a chama aos municípios da nossa região”, comenta.

chama crioula 5

 

A coordenação dos Festejos Farroupilha de Alegrete confirma para as 10 horas do dia 13 de setembro a cerimônia de acendimento da Chama Crioula e posterior entrega às entidades tradicionalistas do município no Monumento ao Expedicionário da Praça Getúlio Vargas.

 

Compartilhar!