professor

A Câmara Municipal de Alegrete realizou Sessão Solene para outorga do “Diploma Professor Amigo da Escola”, em 2ª edição.

A Câmara Municipal de Alegrete realizou a segunda edição, da outorga da homenagem “Diploma Professor Amigo da Escola”, conforme o Decreto Legislativo nº 879/2014, que instituiu por unanimidade o reconhecimento aos Professores e as Professoras, da Rede Pública Municipal, indicados pelas respectivas comunidades escolares onde atuam, tanto nas Escolas Urbanas como nos Polos Educacionais e nesse ano sendo incluída a Escola especial Paul Harris, APAE Alegrete.
A Mesa Diretora foi coordenada pela Presidenta, Vereadora Judete Ferrari e contou com a participação do Professor Jorge Sitó, Secretário de Educação e Cultura, representando o Poder Executivo e da Vereadora Miriam Suhre, como Secretária Legislativa; com a participação do Vereador Celeni Viana, Líder do PSDB e da Vereadora Cleni Paz da Silva, Proponente do ato solene.
A Presidenta Judete Ferrari ao declarar aberta a Sessão Solene para outorga da 2ª edição do “Diploma Professor Amigo da Escola”, aos Professores da Rede Pública Municipal, escolhidos em suas comunidades, para receberem essa distinção, registrou que se trata de momento especial do segundo ano de reconhecimento, efetivado a partir da aprovação do projeto de Decreto Legislativo de autoria da Vereadora Cleni Paz da Silva, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, na data que marca “O Dia do Professor”, 15 de outubro.
Na sequência houve a apresentação do projeto aprovado e posteriormente o encaminhamento dos diplomas de reconhecimento, as Professoras e aos Professores distinguidos em suas Escolas.
Foram agraciados as Professoras e os Professores:
Lurdes Terezinha Coelho da EMEB Alcy Vargas Cheuiche.
Eli de Souza Muruci da EMEB José Antônio Vilaverde Moura.
Carlos Renato de Lima Costa da EMEB Lions Clube.
Adriana Rodrigues Pimentel da EMEB Eurípedes Brasil Milano.
Ângela Anacleto Vieira da EMEB Euclides Lisboa.
Ielda Marina Morais Albrechet da EMEB Manoel Estivalet.
Marizete Prates Schnaider da EMEB Princesa Isabel.
Iara Maria Dias de Freitas da EMEB Francisco Carlos.
Ilca Rodrigues Vargas da EMEI Ibirapuitã.
Alicemara Rocha de Souza da EMEB Honório Lemes.
Onira Alves Rodrigues de Souza da EMEB Marcelo Faraco.
Ângela Dorneles Millani da EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha.
Simara Cunha da Silva da EMEB Fernando Ferrari.
Maria Terezinha de Castro Soares da EMEB Antônio Saint Pastous de Freitas.
Moisés Pinto Prates da EMEI Tenente Salustiano Prates.
Vandréia Almeida Rodrigues de Oliveira da EMEI Menino Deus.
Nelza dos Santos Maidana da EMEI Sérgio Augusto Pereira.
Denise Rocha Braga da EMEI Palmira Palma de Oliveira.
Jeoceana Teixeira Neves da EMEI Romário Araújo de Oliveira.
Darlene Oliveira da EMEB Alda Crespo.
Fátima Jurema Machado Bandeira de Abreu da EMEB Costa Leite, Polo Educacional do Jacaquá.
Elzira Dias Machado da EMEB Francisco Mafaldo, Polo Educacional do Caverá.
Ana Luiza Duarte Nunes da EMEB João André Figueira, Polo Educacional do Durasnal.
Willian da Silva Medeiros da EMEB Silvestre Gonçalves, Polo Educacional do Rincão do 28.
Anita Marli Costa da Silveira da EMEB Alfredo Soares Leães, Polo Educacional do Rincão de São Miguel.
Raquel Marisa dos Santos Sutil da EMEB Constantino de Souza Nunes, Polo Educacional do Jacaraí.
Silvana da Silva Silveira da EMEB Murilo Nunes de Oliveira, Polo Educacional da Conceição.
Adir Conceição Dutra Lira da EMEB João Cadore, Polo Educacional do Angico.
Quelen Goulart de Oliveira Zacarias da EMEB Homero Alves Pereira, Polo Educacional do Mariano Pinto.
Carmen Aline de Campos Rubim da Escola Especial Paul Harris, APAE Alegrete.

Após a entrega dos Diplomas houve a apresentação de material institucional em homenagem aos educadores e educadoras agraciadas.
No espaço de manifestação das Lideranças houve as manifestações dos Parlamentares:
O Vereador Celeni Viana, em nome da Bancada do PSDB, registrou o justo reconhecimento, com gratidão e palavras de incentivo aos valorosos profissionais que sempre procuram dar o melhor de si em prol do outro, inovando no momento de suas palavras, com a apresentação em VT da música da cantora e compositora Leci Brandão, intitulada “Anjos de Guarda”.
O Vereador Adão Faraco, em nome da Bancada do PMDB, ressaltou que a função do Educador é imprescindível na sociedade, para dar sustentação ao nosso País, registrando que dos 18 aos 78 anos foi Professor, considerando uma missão extraordinária.
A Vereadora Cleni Paz da Silva, pela Bancada do PP e proponente da Sessão Solene, reafirmou seu compromisso com a classe, lembrando sua trajetória enquanto Professora por 32 anos, dizendo da Profissão nobre, encantadora e surpreendente.
A Vereadora Cleni Paz da Silva ao encerrar suas palavras citou a grande missão da educação que abra portas, citando Paulo Freire: “A educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo”.
Pelos homenageados falaram: o Professor Adir Dutra Lira e o professor Carlos Renato de Lima Costa (Ex-Presidente da Casa de Leis em quatro mandatos), que registraram o magnífico alcance e significado do momento de reconhecimento no Poder Legislativo.
O Professor Jorge Sitó, Secretária Municipal de Educação e Cultura e representando
o Poder Executivo, teceu o reconhecimento às Equipes Gestoras das Escolas, aos Familiares dos homenageados, às representações das Comunidades Escolares, em especial às Professoras e aos Professores evocando os manifestos dos pioneiros na educação no Brasil, manifesto do ano de 1932 e do ano de 1959. Encerando suas palavras dizendo que “O Educador, a Educadora mexe com os sonhos humanos fundamentais, nos atos cotidianos de fazerem as travessias, o exercício da paixão de ensinar e aprender”.
A Presidenta Judete Ferrari, ao encaminhar a finalização da Solenidade, em nome do Poder Legislativo, registrou a honra do justo reconhecimento a quem de fato merece: a Professora, o Professor, pelo grande significado da palavra do reconhecimento “Amigo, Amiga da Escola”.
Registrou as vivências compartilhada com muitas vidas, marcando histórias para sempre, nos corações e nos caminhos de cada um e de cada uma, alunos, alunas, professor, professora, equipes das escolas.
Após o encerramento da Solenidade houve uma confraternização no espeço Cultural João de Deus Barros Peres, no Legislativo Alegretense, marcando a 2ª edição da outorga.

Compartilhar!