RUY1
A Câmara Municipal de Alegrete realizou Sessão Solene de outorga de “Título de Cidadãos Alegretenses Beneméritos, In Memoriam ao Dr. Ruy Ramos e a Sr.ª Nehyta Martins Ramos”, em 27 de outubro de 2015; em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade Alegretense, de forma ímpar e notável, com ações na área educacional, cultural e social, que literalmente transcendem o tempo e o espaço.

 

A Presidenta Judete Ferrari coordenou os trabalhos da Mesa Diretora da Câmara, e contou com as ilustres presenças do Prefeito Erasmo Guterres Silva; da Vereadora Miriam Suhre e das filhas do casal Ruy e Nehyta, Drª Cosete Ramos Gebrim e Drª Rosete Ramos Carvalho.
A homenagem de “Título de Cidadãos Beneméritos In Memoriam ao Casal Ruy e Nehyta Ramos” foi proposta pelo Vereador Jorge Luiz Xavier, da Bancada do PDT e pelo Vereador Adão Faraco, Líder da Bancada do PMDB.
Grande público lotou a Câmara Municipal, o Plenário acolheu autoridades, lideranças educacionais, integrantes da imprensa, pessoas de diversos setores da comunidade, bem como os Acadêmicos participantes dos concursos de “Oratória Ruy Ramos e dos Jardins de Nehyta”.
Conforme a manifestação das irmãs Cosete e Rosete, Alegrete foi o berço da bela história de amor de Ruy e Nehyta.
Em Alegrete, o “Grande Tribuno” conhecido como “O Mouro do Alegrete, o Tribuno do Rio Grande e a Garganta de Ouro do Brasil” começou a sua vida política e deixou um legado para a cidade: a Barragem do Ibirapuitã, o Patronato Lauro Dornelles, o Aeroporto, o Colégio Agrícola hoje Instituto Federal Farroupilha, o Frigorífico, a Faculdade de Filosofia, a Termelétrica e o Instituto Rural Metodista de Alegrete, o IRMA.
O Prefeito Erasmo Guterres Silva registrou que Ruy deveria servir de inspiração a todos os políticos do país. E o exemplo dele deveria também servir de inspiração para a classe política mudar o País. Disse também que Ruy e Nehyta vivem no inconsciente afetivo de nossa gente, prestando o reconhecimento, a admiração e o orgulho por eles terem escolhido o nosso chão, o nosso Alegrete.
Durante o Ato Solene foram celebradas as premiações do “Concurso de Oratória Ruy Ramos e as pessoas e representantes de Entidades do concurso dos “Jardins de Nehyta”.
OS VENCEDORES DA ORATÓRIA:
O concurso de Oratória Ruy Ramos foi realizado pela manhã, na Câmara Municipal, nas dependências do plenário, com a participação de 11 dos 15 inscritos. Dois concorrentes não participaram porque pensaram que seria à noite, na Solenidade.
A terceira colocada no concurso foi a acadêmica de Direito da URCAMP – Campus Alegrete, Ananda Bitencourt.
O Segundo lugar para o também acadêmico de Direito da URCAMP, Roque Montanha Mendes.
Em primeiro lugar, ficou a acadêmica de Direito da Universidade da Região da Campanha: Liuza Fioravante Almeida.
Todos os Participantes do Concurso foram agraciados com Livros e Mimos, em virtude da qualidade das apresentações, que tornaram difícil o trabalho da Comissão Julgadora, conforme a manifestação da Presidente da Comissão, Professora Lilá Acosta Simon.

OS JARDINS DE NEHYTA:
Durante a Solenidade também foram entregues os prêmios aos vencedores do concurso “Os Jardins de Nehyta”, que destacou o trabalho feito por Moradores, Escolas e Entidades.
O concurso, criado por Cosete Ramos foi idealizado para incentivar e valorizar o trabalho dos Alegretenses e também para despertar a consciência ecológica e ambiental, a cidadania e o embelezamento da Cidade.
Foram premiados:
“O Mais Belo Jardim, categoria Escola: Escola Especial Paul Harris, da APAE Alegrete.
“O Mais Belo Jardim, categoria Cidade: da residência de José Flávio Marques Motta e Ana Luísa Gaffreé Motta, da Rua Dr. Quintana, 535.
“O Mais Belo Jardim do Bairro Ruy Ramos , de Zoila Ribeiro, na Rua Demenciano de Moraes, nº 185.
Categoria Criatividade: “O Jardim mais Criativo”, de Ernesto Silva e Pedroso, na rua Nelcy Fontoura Pedroso, nº 2704.
“O Mais Belo Jardim” categoria Coletividade – Sandra e Luciana, o Jardim coletivo da Rua Duque de Caxias e Rua General Sampaio.
Durante a Sessão Solene as irmãs Cosete Ramos Gebrim e Rosete Ramos Carvalho entregaram “Réplicas da Estátua de Ruy Ramos”: ao Vereador Jorge Luiz Xavier, a Vereadora Judete Ferrari, ao Prefeito Erasmo Guterres Silva, a Vice-Prefeita Maria de Fátima Preta Mulazzani, ao Dr. Fernando Luiz Silva e Silva, Presidente da OAB Subsecção de Alegrete.
Registramos que o Vereador Adão Faraco já havia sido agraciado com a referida réplica.
Houve intervenções da comunidade, através de representações de Entidades, com homenagens pontuais às Irmãs Ramos:
A Associação Musical e Cultural de Alegrete convidou para que Cosete e Rosete sejam madrinhas da Banda, que receberá em breve a denominação, através de Decreto do Executivo, de “Banda Municipal Ruy Ramos”.
A APAE Alegrete, através da participação da Direção, alunos e alunas prestaram homenagens à Cosete, à Rosete e ao Arquiteto e Paisagista Carlos Fernando Moura Delphim, Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Membro da Comissão de Patrimônio Mundial da UNESCO, que presidiu a Comissão do projeto “Jardins de Nehyta”, que veio do Rio de Janeiro para emprestar seu talento e valorizar o concurso idealizado por Cosete Ramos Gebrim.
Ao final da Solenidade aplausos efusivos marcaram o ato de reconhecimento, de gratidão e de homenagens no Poder Legislativo.

Compartilhar!