Minuano FM

Notícias de Alegrete e região

CAAL cumpre TAC e entrega equipamentos para Santa Casa

 

Em cumprimento ao acordo firmado com o Ministério Público Estadual do Estado do Rio Grande do Sul a CAAL fez a entrega do terceiro e último lote de equipamentos e softwares ao hospital da Irmandade da Santa Casa de Caridade de Alegrete.
Convém lembrar que ainda no mês de março, por solicitação da casa de saúde, a CAAL e o Ministério Público Estadual anteciparam a entrega de recursos que fazem parte do TAC-Termo de Ajuste de Conduta entre o MP e a cooperativa, firmado em um processo judicial. Na época foram entregues ao hospital materiais que foram usados para recuperar respiradores que estavam aguardando manutenção. A assistente social do hospital, Tânia Zinelli, recebeu os materiais em nome da instituição de saúde, em um momento crítico para o município que estava se preparando para atender o agravamento da pandemia de coronavírus.
Com esta doação foi possível colocar mais três respiradores em funcionamento. Esse acréscimo permitiu à Santa Casa, assim como todo o sistema de saúde do município oferecer um melhor serviço às vítimas da Covid-19 em Alegrete. Estes equipamentos servem para substituir a respiração espontânea dos pacientes que têm seu quadro respiratório agravado. Sem os respiradores não há condições de dar um tratamento adequado aos casos mais graves.
Em junho, na segunda etapa do acordo, a CAAL entregou equipamentos para a UTI Neonatal da Santa Casa. Foram adquiridos e repassados materiais que vão garantir a continuidade de funcionamento de equipamentos imprescindíveis à preservação da vida de recém-nascidos.
Os materiais adquiridos chegaram em boa hora, comentou a Dra. Marilene, que há muito tempo é uma das incansáveis lutadoras pela manutenção e melhoria da UTI Neonatal de Alegrete, referência regional no atendimento aos recém-nascidos que precisam de cuidado intensivo. Os equipamentos são um nobreak para garantir que os equipamentos funcionem em caso de queda de energia e umidificadores aquecidos autônomos automáticos com display e sensor de temperatura. Estes aparelhos são fundamentais para que os recém-nascidos não adquiram doenças respiratórias durante a internação na UTI neonatal, pois aquecem e umidificam os gases que serão administrados nos pacientes.
Agora, no dia 04 de agosto, em sua nova sede administrativa, a CAAL finalizou o cumprimento do acordo entregando ao Hospital Santa Casa de Caridade de Alegrete um gerador de marca-passos, máscaras e três softwares (programas de computador) que são imprescindíveis para o bom funcionamento dos respiradores mecânicos da UTI do estabelecimento de saúde. O Dr. José Fábio, da UTI da Santa Casa comentou que o gerador de marca-passos é fundamental para atendimento de doentes cardíacos e as máscaras com os softwares permitem que os pacientes usem os respiradores sem necessidade de serem entubados. Além do médico, estiveram presentes o diretor Costenaro e Tânia Zinelli representando a Irmandade da Santa Casa de Alegrete.
A promotora de justiça Júlia Flores Schutt esteve presente no ato de entrega dos materiais conferindo in loco o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta acordado entre a cooperativa e o Ministério Público Estadual. Os diretores da CAAL mostraram-se satisfeitos em poder colaborar com uma área importante que é a saúde. O presidente José Alberto Pacheco Ramos e o vice Roberto Dalcin enfatizaram o compromisso da cooperativa com seus diversos públicos, atendendo sempre que possível às demandas da comunidade alegretense. Ramos e Dalcin lembraram aos presentes que a CAAL fornece todo o arroz utilizado na cozinha do hospital, fato que comprova que a cooperação está no DNA da cooperativa.
Além destas ações externas, a saúde e o bem-estar dos funcionários, associados, clientes e prestadores de serviço da cooperativa são uma prioridade. Em tempos de pandemia do novo coronavírus a CAAL adotou ações de mitigação do vírus para reduzir a transmissão potencial em todas as unidades da cooperativa. A CAAL acredita que, juntos, venceremos esta árdua batalha que se apresenta aos brasileiros.

Compartilhar!

Mais notícias