O Corpo de Bombeiros Militar de Alegrete definiu em reunião a estratégia de ação para a realização do simulado de situação de emergência para os casos de enxurrada com resgate de vítima em local de difícil acesso. O exercício será realizado no próximo dia 26, às 10h, no Bairro Porto dos Aguateiros.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e as Secretarias de Promoção e Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Saúde (SAMU e UPA) e Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania (Guarda Municipal) estarão integradas na operação, cuja principal avaliação do exercício será o trabalho sincronizado e o tempo resposta das instituições para atender a situação de emergência.

Conforme o cronograma já elaborado, o quartel do 12 Batalhão de Engenharia de Combate Blindado realizará o apoio ao resgate com um barco no rio Ibirapuitã. Caberá à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil a articulação com o Executivo Municipal e a Secretaria de Infraestrutura para acionar uma equipe e caminhão para carregar bens materiais dos familiares da área afetada. O SAMU fará o suporte básico da vida e transporte da vítima até a upa, enquanto que a Guarda Municipal realizará controle do trânsito no acesso ao local.

Para a Corporação dos Bombeiros, as enxurradas são desastres climáticos que ocorrem periodicamente em nossa cidade e pelas suas características e históricos, é o evento que mais causa óbitos. O simulado é um exercício de treinamento de como agir em eventuais ocorrências dessa natureza na cidade.

DPCom PMA  

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.