ass social

Trabalhadores da rede de assistência social do município e de Rosário do Sul, Santana do Livramento e de Itaqui participaram, na manhã desta terça-feira (24) da assessoria técnica regionalizada da Política de Assistência Social, foi dada pelo Departamento de Assistência Social (DAS) da Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social.

Ministrada por Eunice Viccari, técnica do DAS, a assessoria regionalizada foi solicitada pela Secretaria de Assistência Social e tinha como objetivo propor a discussão das leis e de políticas públicas aplicadas no atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Além disso, também foi apresentada a minuta da lei que regulamenta a o Sistema único de Assistência Social (SUAS) nos municípios.

De acordo com a técnica do DAS, a assessoria regionalizada se fez necessária para que os trabalhadores da rede se apropriem das atualizações das leis por meio do debate dos casos do cotidiano de cada região. “No atendimento lá na ponta, direto com o usuário, existem situações que ainda geram dúvida sobre qual centro de referência é responsável pelo atendimento e a assessoria ajuda a elucidar essas dúvidas e fortalecer a rede”, explica Eunice Viccari.

Para a secretária de Assistência Social em exercício, Vera Antunes, a assessoria contribuiu muito com a qualificação dos trabalhadores da rede. “É muito importante que os trabalhadores possam ter a oportunidade de parar e olhar para o serviço e pensar coletivamente o que pode ser feito para melhorar o atendimento”, avalia.

Compartilhar!