Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alegrete (SEDETUR), Associação dos Criadores de Gado Leiteiro e Produtores de Leite de Alegrete (ACRIPLEITE), Sicredi, através do projeto Valor S e a Cooperativa Agrícola Mista General Osório (Cotribá) proporcionaram a participação de um grupo de produtores, técnicos e estudantes ligados ao setor na 9ª edição do Seminário Internacional do Leite que aconteceu na cidade de Ibirubá/RS, no dia 08 de agosto.

O público do evento superou 500 pessoas e contou com a participação de renomados palestrantes do Brasil, Canadá e EUA, os quais abordaram temas atuais da atividade leiteira como ferramentas de inovação e tecnologias capazes de proporcionar melhores rendimentos e contribuir para a sustentabilidade dos negócios.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alegrete, Jesse Trindade Santos comentou que a produção de leite vem aumentando a cada ano, somente no ano de 2018 foram produzidos e destinados para as indústrias que recolhem leite no município mais de 13 milhões de litros de leite, o que proporcionou a entrada de aproximadamente 20 milhões de reais na economia local, valor que emprega muitas pessoas e movimenta o comércio diretamente como nas casas agropecuárias e veterinárias, onde é feita a aquisição de insumos, máquinas e produtos pelos produtores, além de serviços como assistência técnica, fretes e manutenção de equipamentos, entre outros. Outra característica interessante desta atividade é a entrada de renda mensalmente nas propriedades, o que a diferencia das demais atividades agrícolas, as quais, na maioria das vezes possuem apenas uma entrada de receita durante o ano.

Fomentar o fortalecimento da atividade leiteira, assim como outras atividades agropecuárias são importantes para diversificar a matriz produtiva da região, atrair novos negócios e assim contribuir com a economia como um todo. A evolução consistente dá-se a partir do conhecimento e por isso, proporcionar a participação de produtores e demais pessoas envolvidas no setor na busca pela capacitação e aperfeiçoamento são extremamente fundamentais para o desenvolvimento das atividades, relata o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Alegrete, Leonardo Cera.

Devido ao programa de desenvolvimento da atividade leiteira estar sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alegrete, além de Leonardo, também integraram a delegação a diretora de Emprego e Renda, Tânia Margo Leal Leonardi e as servidoras Letícia Ceolin Lopes e Adriana Teodósio com o propósito de trazerem conhecimentos e identificar possibilidades de novas parcerias que possam impulsionar o fortalecimento do setor como a elaboração de projetos para captação de recursos. Todas as despesas da viagem foram custeadas pela Cotribá.

DPCom PMA

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.