pacto

O prefeito Erasmo Silva e vice-prefeita Preta Mulazzani participaram da sessão solene em homenagem à comitiva da Freguesia de Alegrete em Portugal formada pelo presidente da Junta, Luís Miguel Ricardo, e sua esposa Elsa Cristina Ricardo, o secretário João Ferreira Gonçalves e sua esposa Nazaré Gonçalves, bem como a vice-cônsul de Portugal no Rio Grande do Sul, Adriana de Melo Ribeiro.

A Sessão Solene, proposta pelo vereador Adão Faraco, foi promovida em retribuição à visita feita na Freguesia de Alegrete de Portugal pelo prefeito Erasmo Silva e Associação Coral de Alegrete, ocasião em que o grupo apresentou-se no Castelo daquela cidade. “Esperamos que essa relação gere muitos frutos e que a distância não desfaça os laços que demoramos tanto tempo para estreitar”, afirma o vereador Adão Faraco.

Na solenidade foi assinado o pacto Cidades Irmãs como expressão fraterna e de interesse de cooperação entre seus povos que, em 200 anos, trocaram de visitas pela primeira vez, aproximação essa que se deu em função do projeto “Alegrete, os reinos silenciosos da cidade que inventei” (referência ao poema Alegrete, de Élvio Vargas), idealizado por José Roberto Ramos. A vice-cônsul de Portugal no Rio Grande do Sul, Adriana de Melo Ribeiro, desejou de a relação entre os Alegretes “seja sempre renovada, que se torne cada vez mais profícua”.

O presidente da Junta Executiva da Freguesia de Alegrete de Portugal, Luís Miguel Ricardo, agradeceu a recepção dos alegretenses. “Estamos sendo muito bem recebidos em Alegrete. Vocês ficarão em nossos corações para sempre”, afirma.

O evento ainda contou com três momento culturais, com a cantora Liane Tavares, com o vencedor da categoria juvenil do Cantinho Farroupilha, João Pedro Teixeira e também com Coral Municipal. Para o prefeito Erasmo Silva, a relação entre os Alegretes daqui e de lá, só tem a prosperar. “Estamos celebrando aqui valores que queremos reforçar na nossa vida, como a afetividade e o respeito. É muito bom saber que podemos compartilhar o melhor de nós com vocês e fazer frutificar coisas boas”, acredita.

FOTOS: Andressa Benites

Compartilhar!