chama crioula

O culto e o amor à tradição levou centenas às ruas neste final de semana com a chegada da Chama Crioula na manhã deste domingo (13) na pira em frente ao Monumento ao Expedicionário, na Praça Getúlio Vargas. A grande mobilização tanto de público quanto de cavalarianos se dá em razão do simbolismo da data que marca o início da Semana Farroupilha, momento tão importante quanto o desfile do dia 20 de setembro.

A movimentação começou já nas primeiras horas do domingo, quando a centelha da Chama Crioula saiu da Fazenda Santa Rita em direção à Avenida Rondon, local da concentração das entidades tradicionalistas. “Não nos dobramos à possibilidade de não podermos comemorar a data máxima gaúcha e, por isso, somos um dos municípios que mais fez exames para fazer um desfile com responsabilidade”, disse a Coordenadora da 4ª Região Tradicionalista, Ilva Goulart.chama crioula2

Prestigiada por grande público nas ruas e arquibancadas da Praça Getúlio Vargas, os tradicionalistas receberam na solenidade as centelhas para as 17 entidades do município. Para o Coordenador dos Festejos Farroupilhas, Cléo Trindade, este desfile tem um simbolismo diferente. “Neste ano tivemos que lutar para manter os nossos Festejos, e fica aqui o agradecimento ao Executivo Municipal que nos apoiou para que pudéssemos cumprir a lei e fazer o nosso desfile”, afirma.

O prefeito Erasmo Silva, que acendeu a Chama Crioula na pira da Praça Getúlio Vargas juntamente com a vice-prefeita Preta Mulazzani, declarou oficialmente aberta a Semana Farroupilha. “Que tenhamos uma Semana Farroupilha cheia de civismo, confraternização e respeito pela nossa tradição”, finaliza.

DESFILE TEMÁTICO – evento organizado pela Coordenação dos Festejos 2015 e 4ª Região Tradicionalista acontecerá pelo terceiro ano consecutivo na Praça Getúlio Vargas. O tema será o mesmo proposto pelo MTG para os Festejos 2015, sendo o “Campeirismo e o gaúcho na sua importância sociocultural”. O desfile começa a partir das 18 horas.

Compartilhar!