Com a participação de expressivo público, foi aberta na noite desta quarta-feira, no auditório da UERGS, a 9ª. Conferência Municipal de Saúde, focada no tema Democracia e Saúde. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, a Conferência foi marcada por uma palestra a cargo da mestranda da UNIPAMPA, Paula Fernanda França sobre Controle Social na Garantia do Direito à Saúde, seguida da participação do público ampliando o tema sobre os modelos institucionais de participação popular.

A procuradora geral do Município, Andrea Modesto, participou da abertura da Conferência, representando o prefeito Márcio Amaral que se encontra em Brasília na Marcha dos Prefeitos.  Em seu pronunciamento, a procuradora reportou-se sobre a participação da comunidade na saúde, preceito defendido e estimulado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Defendeu a importância de se promover discussões amplas e qualificadas com os cidadãos alegretenses sobre os rumos da saúde. Andrea Modesto disse que a participação da população fortalece o seu papel de protagonista na qualificação da gestão.  Esses espaços de discussão devem ser valorizados, reforçou.

O presidente da Câmara Municipal, Cléo Trindade, esteve presente prestigiando a abertura da Conferência e colocando-se pessoalmente à disposição bem como o Poder Legislativo.

Representando a secretária de Saúde, Bianca Casarotto, fez uso da palavra Haraceli Fontoura, reportando sobre o trabalho realizado, os objetivos da Conferência, as prioridades da saúde e desejou bom trabalho a todos. A 10ª. Coordenadoria Regional de Saúde esteve representada pela coordenadora adjunta Lizi Gabrielli Nunes.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sérgio Soares, em seu pronunciamento, disse da tarefa de resgatar o papel da sociedade organizada contra o que chamou de desmantelamento da saúde pública no país. Que não se pode perder as conquistas e que as Conferência de Saúde seja um marco do resgate da cidadania, enfatizou.

A Conferência de Saúde prossegue durante todo o dia desta quinta-feira. Pela manhã, palestra de Paulo Azeredo, da FAMURS, SOBRE Financiamento do SUS. Após, será a palestra de Emerson Borba, da Coordenadoria Regional de Saúde de Osório-RS, como tema ‘Consolidação do SUS – Planificação da Atenção à Saúde – uma proposta de gestão e organização da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde”. Haverá debates, formação de grupos de trabalho, apresentação das diretrizes e propostas, ajustes e aprovação do Documento Orientador. Por fim, a eleição dos delegados.

DPCom PMA

Por: Alair Almeida

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.