Prefeitura realiza pintura das Faixas de Travessia Elevada

A Prefeitura de Alegrete, através do Setor de Sinalização de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, está aplicando a pintura das Faixas de Travessia Elevada, implantadas recentemente nas ruas General Sampaio (em frente à Escola Estadual Demétrio Ribeiro) e Rua Bento Manoel (esquina com a Rua Barros Cassal).

Essa modalidade de faixa de segurança, que é pioneira na região da Fronteira Oeste do RS, tem por objetivo dar mais segurança aos transeuntes, especialmente, alunos e pessoas idosas.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, Luciano Braga Pereira, estas faixas elevadas de travessia de pedestres são baseadas na Resolução 495/2014 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.

“As Faixas Elevadas de Travessia tiveram um investimento aproximado de dois mil reais cada, entre custo de massa asfáltica e custo de implantação de sinalização com placas e pinturas com tinta especial, respeitando os princípios de utilização estabelecidos no volume IV do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do CONTRAN”, explica Luciano Pereira.

O secretário ainda esclarece que as faixas atendem especificações técnicas como comprimento igual à largura da pista, com drenagem; largura da plataforma de passagem de pedestre no mínimo 4,00m e no máximo 7,00m; rampas de comprimento calculado em função da altura da faixa elevada, com inclinação entre 5% e 10%; altura da faixa deve ser igual à altura da calçada, desde que não ultrapasse 15 cm, conforme estabelecido na norma ABNT NBR 9050; e, a faixa elevada para travessia de pedestres pode ser implantada somente em trechos de vias que apresentem características operacionais adequadas para tráfego em velocidade máxima de 40 km/h.

ATENÇÂO!
Em virtude do trabalho de sinalização e pintura da Faixa Elevada de Travessia na General Sampaio, o trecho compreendido entre a Rua Vinte de Setembro e Rua Marquês de Alegrete (quadra da Escola Demétrio Ribeiro) estará interrompido até às 16 horas de hoje (18).

Compartilhar!


Comentar com Facebook