Educação prepara comunidade escolar para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura, esteve reunida na última sexta-feira (09), com representantes da 10ª Coordenadoria Regional de Educação para tratar sobre a realização da etapa municipal da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).

Durante a reunião, ficou definido que a etapa nas escolas deverá ser realizada até o dia 31 de março, para escolha dos representantes que participarão da etapa municipal.

A etapa na escola deverá envolver toda a comunidade escolar, de todos os turnos sem restrição de faixa etária e série. É o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.

A conferência municipal será realizada no dia 06 de abril, no Centro Cultural, envolvendo escolas municipais e estaduais, e é o momento onde as escolas se reunirão para apresentar e debater os projetos de ação escolhidos nas Conferências nas Escolas. A etapa estadual acontece no dia 09 de maio e a nacional, de 15 a 19 de junho, com local ainda a ser definido.

 

 

A conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltados para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.

A iniciativa é do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e é coordenado pela 10ª Coordenadoria Estadual de Educação.

Outras informações poderão ser obtidas através do site do evento: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/ ou através da Secretaria de Educação e Cultura pelo telefone 3961-1646.

Compartilhar!


Comentar com Facebook