Desfile do Dia da Pátria acontecerá em Alegrete e Passo Novo

A Secretaria de Educação e Cultura realizou, na tarde de ontem (08), uma reunião para a organização da Semana da Pátria 2017 e da Caminhada Cívica, que neste ano acontecerá na comunidade do Passo Novo e Alegrete.

A Semana da Pátria, coordenada pela Secretaria de Educação, terá sua abertura oficial no dia 1º de Setembro, às 8h, com o recebimento do Fogo Simbólico, na Praça Getúlio Vargas.

A caminhada acontecerá no Passo Novo, no dia 1º de Setembro, a partir das 14h e em Alegrete nos dias 02 e 03 de Setembro, a partir das 13h.

Orientações para escolas, universidades e entidades:

– As escolas, universidades ou entidades que desejarem participar da Caminhada Cívica deverão encaminhar um histórico resumido (uma lauda) até o dia 23 de agosto de 2017 para o endereço de e-mail gabinetesmecalegrete@gmail.com, com o assunto “Histórico”. O texto deverá estar formatado em fonte “Arial”, tamanho 12, margens 2 cm, contendo o nome da escola/instituição e as principais informações.

– As escolas estaduais que possuem banda e desejarem transporte, deverão fazer a solicitação por escrito ao setor de Transporte Escolar, até o dia 18 de Agosto.

– As turma de Educação Infantil do convênio com o Estado, deverão acompanhar a escola polo, sendo facultada a participação junto a escola onde a turma está em funcionamento.

– As EMEBs e EMEIs compensarão a participação da Caminhada Cívica no dia 08 de Setembro, conforme votação realizada no início do ano letivo.

Outras informações na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do telefone 3961-1646.

Homenagens:

Neste ano, o homenageado nacional será Oswaldo Cruz, em vista dos 100 anos de seu falecimento, tendo sido um grande cientista, médico e sanitarista, inspiração para gerações de brasileiros.

A homenagem estadual será para a 80ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, uma ideia que surgiu no ano de 1937, idealizado por um grupo de patriotas gaúchos que buscavam um símbolo que representasse o ardor patriótico do povo brasileiro e que imaginaram uma corrida que percorresse todo o território da Pátria, representando a união dos brasileiros. A nível estadual, também serão homenageados os 70 anos da Criação da Chama Crioula.

O homenageado municipal será o professor Danilo Santos com o tema “Danilo Santos, uma inquietude histórica”. Danilo Santos, fundador do Centro de Documentação e Pesquisa de Alegrete (CEPAL), tendo deixado um grande legado à história e a cultura de Alegrete.

Participaram de reunião a direção das EMEI’s e EMEB’s, Unipampa, Instituto Federal Farroupilha, Grupo de Escoteiros Honório Lemes, representantes das escolas estaduais e a Guarda Municipal de Alegrete.


Comentar com Facebook