Comitiva da família Aranha é recebida com muita emoção e muitas homenagens em Alegrete

Na manhã desta quinta-feira (12), a Prefeita Cleni Paz da Silva e o Vice-Prefeito Márcio Fonseca do Amaral receberam, no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal, a maior comitiva da família de Oswaldo Aranha a pisar em solo alegretense.

Na ocasião, em solenidade carregada de emoção, os Chefes do Executivo entregaram para os 19 integrantes da família Aranha, o decreto de hóspedes oficiais do município.

“E com muita honra, muita alegria e muito orgulho que recebo em nome do Executivo Municipal, como a primeira mulher prefeita de Alegrete, a maior comitiva da família Aranha a pisar em solo alegretense.  Um, homem que nos deixou um grande legado de firmeza, humanidade e responsabilidade, que jamais colocou o interesse pessoal acima do interesse público. Um grande diplomata nas questões políticas e sociais. Sintam-se todos acolhidos no nosso Alegrete. Que esse dia seja de grandes e doces lembranças a todos os familiares. Obrigada família Aranha pelo respeito e amor pelo nosso Alegrete. ”, destacou a prefeita.

“Feliz a comunidade que tem antepassados ilustres da envergadura de Oswaldo Aranha e mais felizes ainda é o município que pode contar com exemplos a serem seguidos. Ao mesmo tempo, aumenta a responsabilidade, pois assim como Oswaldo Aranha disse que carregava nos ombros o peso do Brasil, nós enquanto gestores carregamos nos ombros o nome de Oswaldo Aranha e por isso, devemos desempenhar nossas funções com lisura, competência e zelo. Senhores familiares, recebemos com imenso carinho e orgulho, pois Alegrete tem muitos nomes ilustres, mas só um é Oswaldo Aranha. Dessa forma, resgatando do pensamento do nosso Oswaldo Aranha. Desejamos aos senhores que este sol que lhes banhou ao adentrar na terra de seu antepassado mais ilustre, possa aquecer nossos corações e ao mesmo tempo esta brisa sulina seja carregada de carinho dos alegretenses. ”, ressaltou a secretária de Educação e Cultura, Marcia Dorneles.

“Em nome dos meus tios e primos aqui presentes, vindos de diversos lugares do país, e de toda a família Aranha, é uma honra estarmos sendo recebidos em Alegrete e poder conhecer e retomar as histórias, memórias e a origem da nossa família. Estamos muito emocionados com esta acolhida e com o carinho que todos demonstram pela memória do meu avô Oswaldo Aranha, que é um motivo de muito orgulho para toda a família. ”, comentou Eduardo Aranha.

Ao final da cerimônia, os familiares realizaram a entrega de exemplares do livro “Oswaldo Aranha: uma fotobiografia”, de autoria de Pedro Corrêa do Lago, para o Vice-prefeito e para o Chefe de Gabinete da Prefeita, José Rubens Rosa Pillar. Na oportunidade o ex-prefeito e fundador do Museu Oswaldo Aranha, Adão Dorneles Faraco, entregou para a família Aranha e para a prefeita uma cópia da documentação do projeto do Memorial Oswaldo Aranha.

Prestigiaram a solenidade os Secretários Municipais Gabriel Feijó (Turismo, Esporte e Lazer), Jesse Trindade (Desenvolvimento Econômico), Iara Caferatti (Promoção Social), Andréa Modesto (Procuradora do Município),Ellen Figueiredo (Coordenadora da Defesa Civil), Diretora de Cultura Andréa Oliveira, Diretor do Museu Oswaldo Aranha, Marco Santierri, Presidente do Centro Empresarial Francisco Pedroso, Ex-prefeito e criador do Museu Oswaldo Aranha Adão Dorneles Faraco, Ecilda Salles representando o Comandante da Guarnição Federal de Alegrete, Gilberto Ferreira Assessor do Deputado Federal Marcio Biolchi, Presidente da OAB Alegrete Fernando Silva, Presidente do Partido Progressista Airton Zuquetto, Presidente do partido MDB Ainton Amaral, amigos da família e servidores da prefeitura.

Após a solenidade, a família foi recepcionada pela patronagem do CTG Oswaldo Aranha na localidade do Durasnal, com um almoço e onde puderam conhecer a biblioteca Cyro Aranha e o Museu da entidade. Durante o almoço, diversas homenagens foram prestadas aos familiares, que foram tocados pela emoção.

À tarde, a comitiva realizou um passeio panorâmico pela cidade, onde pode conhecer a Escola Luiza de Freitas Valle Aranha, Ponte Borges de Medeiros, Escola Freitas Valle, Avenida Freitas Valle e a casa onde residia a família. No Instituto de Educação Oswaldo Aranha foram recepcionados pela direção da escola e por alunos que também prestaram diversas homenagens aos visitantes e visitaram a biblioteca da instituição de ensino.

O encerramento da visita da comitiva aconteceu com uma visita as dependências do Museu Oswaldo Aranha, onde puderam conhecer a casa onde Oswaldo Aranha nasceu e ter contato com o acervo deste ilustre alegretense.

Compartilhar!


Comentar com Facebook